Pular para o conteúdo principal
Version: 3.20.8

Primeiros Passos

Acessando o Fusion Platform

Para acessar a tela de login do Fusion, abra o navegador (confira os navegadores homologados: Chrome 80.0, Edge 80.0 e Safari 10.0) e insira a URL de acesso ao Fusion, por exemplo: http://servidor:porta/fusion.

Para acessar o Fusion, insira seu login e senha, como exemplifica a seguinte tela:

1

Atenção

A criação de usuários deve ser feita pelo administrador do sistema. Caso esqueça seu login e senha, solicite ajuda diretamente com o administrador.

Atenção

A opção de Esqueceu a senha? ficará disponível apenas para ambientes com:

  • Envio de e-mail configurado;
  • Autenticação do sistema configurado como Padrão, ou seja, se for definido como LDAP, CAS, SAML ou Customizado, essa opção não poderá ser utilizada.

Marque a opção “Manter conectado” para que em seu próximo acesso ao Fusion, não seja necessário inserir novamente as informações de login, pois assim será encaminhado automaticamente ao sistema.

A tela abaixo exemplifica a mensagem de validação que será exibida ao digitar o login ou senha incorretos.

2

Para maior segurança, se o usuário errar seu login múltiplas vezes, terá que preencher também o Captcha, como exibe a seguinte tela:

3

Atenção

A quantidade de erros de login pode ser configurada, em Configurações do Sistema.

Conclua o preenchimento e clique em Entrar.

Nota

Em casos em que o ambiente possua outros métodos de autenticação configurados além do padrão nas configurações de Sistema a tela de login encontrada poderá ser diferente da especificada anteriormente. Neste caso você poderá verificar todas as telas disponíveis clicando em Tela de Login.

A partir da versão 3.19.0 o e-mail também poderá ser utilizado como chave de login no Fusion. Para isso será necessário que a opção de Permitir o login por e-mail esteja como Sim nas configurações do Sistema, fazendo assim com que o e-mail possa ser utilizado no campo de Usuário ao realizar o login.

Ao fazer login utilizando o e-mail, ele deverá ser utilizado por apenas um usuário. Em casos em que houver mais de um usuário com o mesmo endereço de e-mail um erro de autenticação aparecerá em tela.

67

Então um e-mail será enviado com uma explicação do motivo pelo qual o login foi bloqueado. O e-mail informativo será encaminhado apenas se o e-mail e senha corresponder a uma conta do Fusion, uma vez que, se o usuário inserir a senha incorretamente, não há necessidade de enviar e-mail sobre endereços duplicados.

Propriedades da autenticação

No primeiro acesso ao ambiente após atualização das configurações de senha por parte do Administrador, ao tentar realizar o login o sistema irá verificar se a senha atende aos requisitos definidos nas propriedades do sistema. Caso não atenda, o usuário é redirecionado para uma tela de redefinição de senha.

59

Você poderá então digitar sua nova senha e a confirmação da nova senha, respeitando as condições que a senha deve atender conforme o que foi definido nas propriedades do sistema pelo Administrador.

Atenção

Enquanto o usuário não redefinir a senha nessa tela ele não poderá acessar o Fusion. Sendo assim, após redefinir a senha ele será redirecionado para a tela de login.

Ao clicar em Esqueci a Senha na tela de login o usuário é direcionado para a página de redefinição de senha.

60

Nela o usuário deve inserir seu ID de usuário ou seu E-mail e em seguida clicar em Recuperar senha para dar continuidade ou, caso contrário, clicar em Voltar para login.

Nota

Usuários que possuírem e-mails duplicados não poderão recuperar senha de login por meio da opção via e-mail, somente por ID do usuário.

Ao clicar em Recuperar senha o usuário é direcionado para uma página de confirmação informando que um e-mail deve chegar em breve com as instruções para a recuperação da senha. Para deixar a página basta clicar em Voltar para o login.

61

No e-mail recebido haverá um link que deve ser acessado para iniciar a redefinição da senha. Esse e-mail possuí o horário do prazo da validade do link de recuperação. Dessa forma, o usuário tem 1 hora a partir do momento de criação do link para realizar a alteração de senha antes que este link expire e torne-se inválido por questões de segurança.

Caso o usuário tente acessar o link após ele ter expirado será exibida uma mensagem informando o ocorrido.

63

No link de redefinição de senha será possível preencher a nova senha e confirmar a mesma. Logo abaixo dos campos de preenchimento da senha estarão os requisitos de composição da senha. Esse requisitos atualizam em tempo real, então conforme você preencher os campos de senha os requisitos que forem atendidos recebem um destaque. Ao finalizar basta clicar em Concluir.

62

Nota

Ao clicar no ícone de olho, será possível esconder ou exibir a senha preenchida.

Ao concluir a redefinição de senha o usuário verá uma tela de confirmação e clicando no botão Continuar nela, o sistema era direcionar o usuário para a tela de login.

64

Requisitos Mínimos do Sistema

Para melhor desempenho e qualidade na sua experiência no Fusion, é necessário que seu computador tenha alguns requisitos mínimos. Para acessar estas informações, clique no ícone Fusion Platform, conforme a imagem abaixo:

4

Ao clicar, será exibida a seguinte tela de informações:

5

O Fusion Platform é homologado para rodar nos navegadores: Google Chrome, Microsoft Edge e Safari. Instale o Google Chrome com a versão mínima 80.0, Microsoft Edge na versão 80.0 ou o Safari na versão 10.0. Caso desejar usar a versão 45 do Chrome é necessário realizar os seguintes procedimentos: Configuração Chrome. Para as aplicações com Java, como por exemplo o digitalizador de documentos e abertura de documentos com Office, utilize a versão mínima 1.8.111.

Conhecendo o Fusion

Ao logar no Fusion, é exibida uma tela conforme a imagem abaixo:

6

Nesta tela são apresentados os menus e funcionalidades que o sistema oferece. Localizados à esquerda, estão os menus: Início, Documentos, Analytics, Processos, Formulários, Configuração e Administração. Ao clicar em algum desses menus, eles expandem para uma visualização melhor, conforme exibe a próxima imagem:

7

Caso deseje voltar à tela principal e/ou retirar os menus estendidos, basta clicar em Início ou fora da área dos menus. No ícone de sino localizado ao canto superior direito da tela inicial, você pode acessar suas novas notificações.

Ao clicar em seu nome de usuário, ao lado das notificações, acesse Perfil, para configurações do perfil do usuário, Dashboard para ser redirecionado para tela da Dashboard do usuário, Downloads para abrir a caixa de Downloads, Proteção de Dados para acessar os documentos relacionados ao uso de dados (Política de Privacidade e os Termos e Condições de Uso), Ajuda para abrir a Central de Ajudas do Fusion Platform. Em Sair, finalize seu acesso ao Fusion.

8

Nota

A opção de menu Proteção de Dados só ficará disponível caso haja algum documento relacionado a proteção de dados cadastrado no sistema pelo administrador.

Proteção de dados

Caso o administrador geral do sistema tenha feito a configuração dos documentos relativos a proteção de dados, no primeiro acesso seguinte a configuração o usuário será direcionado para uma tela com o visualizador de documentos do Fusion exibindo a Política de Privacidade e os Termos e Condições de Uso para que possa ser feito o aceite dos mesmos.

50

Nessa tela você poderá identificar algumas informações bem como fazer a leitura dos documentos e o aceite dos mesmos.

Nota

Cada vez que, um ou ambos, os documentos relativos a proteção de dados forem atualizados o aceite deve ser feito novamente. Se várias atualizações forem feitas, ao efetuar o login a mais recente será exibida para aceite.

51

  1. Nesse bloco é possível identificar as informações como nome e e-mail do responsável pela proteção de dados, o DPO. Ao clicar sobre o e-mail o aplicativo de e-mail que estiver instalado em seu computador é aberto para que você efetue o envio com dúvidas, por exemplo.

  2. Caso tenham sido feitas alterações nos documentos publicados relativos a proteção de dados, esse aviso é exibido identificando quais documentos sofreram alteração e quando ela foi realizada.

  3. Clicando nos ícones de (+) e (-) você pode amplificar e reduzir o zoom, respectivamente. É possível clicar na caixa e selecionar uma opção de tamanho, em porcentagem, pré-definida disponível.

  4. Ao clicar no ícone da "mãozinha" você pode navegar de forma manual, deslizando pela página de forma mais natural.

  5. Ao clicar no ícone de "setas" a visualização é exibida em tela cheia dentro do navegador.

  6. Clicando no ícone de "engrenagem" a opção de clarear o plano de fundo é exibida, você pode habilitar ou desabilitar essa opção.

  7. Após fazer a leitura dos documentos você poderá fazer o aceite do documento clicando na opção Agree, ou, caso não aceite, deverá ser clicado em Refuse, para que sua posição em relação a proteção de dados seja registrada.

Nota

Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre o Visualizador Universal de Documentos do Fusion em Documentos > Central de Documentos > Gerenciamento dos Documentos > Visualizando Documentos.

Caso você concorde e aceite os documentos, a navegação é liberada normalmente em seguida.

Caso você não aceite e clique em confirmar, uma tela é exibida conforme a imagem a seguir:

52

Ao clicar em "Aqui" você é redirecionado para fazer o login novamente, e ao fazer login poderá interagir novamente com os documentos.

A navegação no sistema sem o aceite dos mesmos não é permitida, pois o Fusion utilizará seus dados para identificar o executor de uma tarefa, por exemplo, bem como possuirá dados relacionados a empresa, como novos projetos por exemplo, e possívelmente relacionados a clientes, como contratos, e todos esses dados devem ter seu uso sob amparo legal.

Ao acessar o menu do usuário, caso seu administrador já tenha feito o cadastro dos documentos, o usuário poderá acessar o item Proteção de Dados.

54

Clicando em Proteção de Dados o usuário poderá acessar novamente os documentos aos quais fez o aceite, para ler novamente ou para revogar o consentimento sobre os mesmos.

55

A tela apresentará as informações conforme a tela de consentimento inicial, porém haverá um botão para revogar o consentimento. Ao clicar nele, uma modal é aberta conforme a tela abaixo:

56

Ao confirmar você estará revogando o aceite e perdendo o acesso ao sistema. Portanto ao finalizar a revogação a seguinte tela é exibida:

57

Clicando em "aqui" você será direcionado para a tela de login do Fusion.

Após concordar com os documentos relacionados a proteção de dados, um ícone de escudo aparecerá ao lado do seu nome no perfil de usuário.

53

Ao posicionar o mouse sobre o ícone você poderá ver informações como o nome do usuário, data e hora de quando foi feito o consentimento sobre os documentos relacionados a proteção de dados.

58

Caso o administrador do sistema acesse o perfil do usuário ele poderá identificar quando o consentimento foi feito ao posicionar o mouse sobre o ícone e ainda, caso o consentimento tenha sido feito sobre documentos que não estejam mais vigentes a frase "A versão dos documentos consentidos está desatualizada" será exibida também.

Realizando Buscas

Na maior parte das telas do Fusion estará disponível a opção “Busque aqui”, onde poderão ser consultados documentos ou processos:

9

Em documentos

Em Busque aqui, insira termos em comum com o documento que procura, depois clique na lupa ou aperte Enter para efetivar sua busca. Podem ser procurados títulos de documentos ou processos, nome de atividades, assuntos em documentos, tags em documentos, nome de usuários ou até mesmo palavras chaves no conteúdo de um arquivo.

Caso não tenha certeza do termo que deseja pesquisar, o Fusion permite que seja pesquisado por fração da palavra, por exemplo: ao pesquisar por “colab”, podem retornar processos que contenham a palavra “Colaborador.

Em processos

Ao efetivar sua busca com a opção de processos, a seguinte tela será exibida:

10

O resultado da pesquisa é exibido em uma lista. Para processos é exibido seu código, nome do processo, seu título, a data em que foi iniciado, por qual usuário e caso já tenha sido concluído mostrará a data de conclusão.

Cada resultado da pesquisa possui um menu de opções, sendo possível: Selecionar todos os resultados, ver o histórico, ver o fluxo ou ainda cancelar aquele processo.

11

Atenção

As opções no menu de cada resultado da pesquisa de processos vão variar de acordo com as permissões de acesso de cada usuário, além das configurações feitas na modelagem do processo, como por exemplo quando as opções de Reabertura, ou Movimentação são marcadas.

Para processos ainda não concluídos, aparecerá o ícone de atividades pendentes, que quando selecionado, expande o resultado da pesquisa mostrando qual atividade está pendente e com qual usuário ela está, além de apresentar informações como de apontamento de horas, prazo da tarefa, o ícone para colocar a tarefa em andamento e o ícone de marcadores, conforme a imagem abaixo:

12

Aparecerá também ao lado do ícone de tarefas pendentes, o ícone de campos de resumo, ao clicar nele, aparecerão os campos do processo que são resumo.

13

Ainda em Busque aqui, ao efetivar sua busca com a opção de documentos, a seguinte tela será exibida:

14

O resultado da pesquisa é exibido em uma lista. Para documentos é exibido seu código, seu título, por qual usuário foi publicado, tags e assuntos relacionados. Enquanto no canto direito de cada resultado é possível ver a data e hora da publicação ou da última edição daquele determinado documento, abaixo estão as opções sociais do documento, favoritar documento e detalhes que serão exibidas nas imagens seguintes.

15

Nas opções sociais estão as quantidades de visualizações do documento, comentários e curtidas. Além disso está o ícone de estrela para favoritar um documento. Ao lado está o ícone para visualizar detalhes daquele documento, ao clicar nele aparecerão informações como qual o tipo de documento, a pasta que ele foi publicado, se possui versão e qual versão está, data de criação e usuário que criou, data de edição caso tenha sido editado e qual usuário editou, além do próprio arquivo.

16

Ao clicar no menu do arquivo, é possível ver as opções sobre ele.

Sendo:

  • Visualizar: Esta visualização será no visualizador do Fusion
  • Visualizar PDF: visualização em formato PDF e Realizar Download.

17

Na aba do lado, estão os comentários publicados naquele documento, visto na imagem abaixo:

18

Ainda no resultado da pesquisa do Busque aqui com documentos, possui um menu de opções para cada resultado, sendo possível: Selecionar todos os resultados, ou nas opções de gerenciamento: editar, visualizar, mover, remover, inativar o documento. Nas opções gerais: efetuar o download, gerar link ou emitir cópia. Ou ainda as opções sociais como curtir ou favoritar, conforme a imagem abaixo:

19

Atenção

As opções no menu de cada resultado da pesquisa de documentos vão variar de acordo com as permissões de acesso de cada usuário e das configurações do tipo de documento. Para modificar essas permissões, entre em contato com o Administrador.

Acessando Notificações

Em notificações, visualize suas interações, novas tarefas, atualizações de documento, entre outros. A imagem abaixo exemplifica a tela de notificações:

20

Serão exibidas as notificações ainda não visualizadas. Ao selecionar alguma delas, é exibida uma tela com os dados da notificação, que podem ser tarefas, documentos, conforme notificação selecionada.

As imagens abaixo exemplificam primeiramente a abertura da notificação de uma tarefa e o redirecionamento do usuário para a tarefa em questão:

21

22

Atenção

Em Perfil na aba de Notificações, personalize as notificações que deseja receber.

Configurações do Usuário

O Fusion permite ao usuário modificar determinadas configurações, desde informações pessoais até a visualização da interface. A tela de configurações de usuário contém informações individuais do usuário logado. Estas ficam distribuídas em abas para melhor visualização. Para acessar as configurações de usuário, clique no nome do usuário. Ao abrir um menu, clique em Perfil, conforme imagem abaixo:

23

Caso queira alterar a senha de um usuário clique em Alterar senha, como exibe a seguinte tela:

65

Então uma tela será aberta onde você poderá criar uma nova senha e confirmá-la, com atenção para atender a todos os requisitos mínimos definidos para a senha.

66

Nota

O botão para alterar senha somente é exibido quando o usuário que está acessando o perfil possui permissão de edição daquele usuário.

Atenção

A opção de Alterar senha ficará disponível apenas para:

  • Usuários que possuam e-mail cadastrado em seu perfil;
  • Autenticação do sistema configurado como Padrão, ou seja, se for definido como LDAP, CAS, SAML ou Customizado, essa opção não ficará disponível.
  • Autenticação do sistema configurada como LDAP quando o usuário possuir uma senha padrão já cadastrada pelo usuário administrador geral do sistema.

Caso contrário, apenas usuários com permissões de administradores gerais do sistema podem alterar a senha do usuário.

Clique em Editar, como exibe a seguinte tela:

24

Ao clicar em Editar, os campos disponíveis para serem alterados, ficaram editáveis em cada aba.

25

Focando nas opções disponíveis no cabeçalho da tela:

26

Estão dispostas algumas informações do usuário como: nome completo, ícone de online, tempo de cadastro no sistema, última ação executada, cargo e e-mail. Ao lado está disponível para editar a foto de Perfil, basta clicar no ícone do lápis e vai abrir a tela para editar a foto com as opções de “Trocar foto” e o Excluir, através do ícone de lixeira. Podemos ver a tela de edição na imagem abaixo:

27

Clique em “Trocar Foto”, como exibe a seguinte tela:

28

Após selecionar a nova foto, é possível ajustar a imagem arrastando as linhas de recorte para que seja exibida apenas a área desejada da foto. Em Visualizar, é possível saber como a foto será exibida no Fusion. Conforme a imagem abaixo:

29

Para descartar a foto, basta clicar no ícone da lixeira. Ao concluir a edição, clique em Salvar.

As demais informações sobre o usuário estão dispostas em abas, para uma melhor organização e visualização. Dentro de cada aba estão campos de preenchimento obrigatório e outros apenas informativos, estes estarão descritos a seguir por aba, juntamente com suas formas de preenchimento. A primeira aba disponível para edição é a aba de Perfil.

Perfil

No Perfil, é onde são definidas as configurações de dados pessoais e gerais do usuário.

  1. ID do Usuário: Este campo informa o login do usuário, que também é considerado seu código. Para a criação desse campo existem alguns requisitos:
  • É necessário criar um ID diferente dos já existentes;
  • Não pode fazer o uso de caracteres especiais (com exceção do "." e "-");
  • Existe um limite de caractes para esse campo, que é de 64;
  • Não pode conter espaçamento.
  1. Nome: É obrigatório informar o nome completo do usuário.
  2. E-mail: É obrigatório informar o endereço de E-mail, para que as notificações das tarefas do Fusion sejam enviadas por e-mail. Além de que, se o usuário esquecer a senha e tiver configurado o envio de e-mail, o Fusion ajudará a criar uma nova senha mandando um e-mail de confirmação.
Atenção

A partir da versão 3.19.12 ou superior, será possível escolher, por meio das configurações do sistema, se os e-mails utilizados pelos usuários serão únicos ou não.

Se os e-mails forem configurados como únicos, ou seja, não será possível cadastrar o mesmo e-mail para dois usuários diferentes, ao tentar alterar ou registrar um novo e-mail para um usuário e o mesmo já estiver sendo utilizado em outra conta, aparecerá uma validação em tela informando que o endereço de e-mail já está sendo utilizado.

Sendo assim, o usuário não poderá ser salvo até que o e-mail seja alterado.

68

Nota

Em todos os e-mails encaminhados pelo Fusion, caso o campo "Assunto" ultrapasse o limite de 255 caracteres, ele será encaminhado normalmente, porém, irá gerar três pontos ao final do assunto no e-mail.

  1. Data de Nascimento: Informe a data de nascimento.
  2. Sexo: Marque o gênero.
  3. Telefone: Informe neste campo os números de telefone. É possível cadastrar quantos números forem necessários através do botão de (+), e remover números a partir do botão (-). Ao lado do campo de telefone é possível selecionar o seu tipo, conforme a imagem abaixo:

30

  1. Endereço: Durante a edição do perfil do usuário, é possível informar ou editar o endereço. Ao clicar para expandir as configurações do endereço, são exibidos os seguintes campos:

31

  • Logradouro: É de preenchimento obrigatório a informação da rua ou logradouro.
  • Número: Informe o número.
  • Complemento: Informe um complemento. Exemplo: Casa ou Bloco A – Apartamento 10.
  • Bairro: Informe o bairro.
  • CEP: É obrigatório informar o CEP.
  • País: Informe o país.
  • Estado: Ao selecionar o País, serão exibidos para selecionar apenas os estados que pertencem àquele país.
  • Cidade: Ao selecionar o Estado serão exibidas para selecionar apenas as cidades que pertencem àquele estado.

Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar para efetivar os dados de todas as abas. Caso queria realizar mais edições, poderá fazer isto e salvar todas as alterações ao final.

Organizacional

Na aba Organizacional estão os campos referentes à organização da instituição:

  1. Nome da Empresa: Informe o nome da instituição.
  2. Cargo: Informe o cargo que o usuário possui.
  3. Grupo: É obrigatório informar o grupo que o usuário pertence.
Atenção

Apenas usuários com perfil de administrador tem permissão para alterar o grupo de outro usuário.

  1. Papéis: Os papéis permitem relacionar o usuário à determinadas competências realizadas na empresa. Para incluir papéis, clique sobre o ícone de lupa e selecione os papéis desejados.
Atenção

Note que é possível ter múltiplos papéis vinculados a um usuário, porém é possível ter um e apenas um grupo.

  1. Jornada de Trabalho: É selecionada a jornada de trabalho do usuário, nela possuem os períodos em que o usuário estará trabalhando. Para selecionar uma jornada de trabalho para o usuário, basta clicar sobre o campo de Jornada de Trabalho que ele irá expandir conforme a imagem abaixo, estarão disponíveis todas as jornadas cadastradas para escolha.

32

Atenção

As jornadas possuem influência sobre apontamentos de horas em atividades de um processo.

  1. Certificados: Para garantir a idoneidade do usuário, o Fusion disponibiliza os certificados eletrônicos para que o usuário possa inserir assinaturas digitais. A assinatura digital vale como uma assinatura em papel e pode ser utilizada em campos do tipo Arquivo. Para visualizar, basta expandir Certificados, conforme a seguinte tela:

33

Se o usuário nunca realizou uma assinatura digital, ao clicar em Certificados será exibida a mensagem “Você não possui Certificados Digitais". Para que os certificados digitais sejam exibidos, é preciso apenas assinar um documento. Com isso, o certificado é cadastrado automaticamente.

Assim que expirar o seu certificado, é necessário criar um novo cartão.

  1. Assinatura: Nesta área é possível inserir a imagem de assinatura do usuário. Essa imagem pode ser utilizada na construção de Adapters ou também na visualização de arquivos. Para poder inserir ou visualizar uma imagem de assinatura, é preciso expandir a opção de Assinatura clicando sobre ela, conforme a imagem:

34

É possível arrastar e soltar uma imagem para a área determinada, ou também clicar em “Busque a imagem no seu computador” para encontrar a imagem navegando entre as pastas do computador. Caso já tenha uma imagem salva como assinatura do usuário, é possível excluir ou fazer download da imagem, basta clicar sobre o menu da imagem, assim como na próxima tela:

35

  1. Dispositivos: Sempre que o usuário acessar o Fusion de algum dispositivo móvel, seja celular ou tablet, ficará gravado nessa sessão o nome do dispositivo e a data do último acesso. Não existe um limite de dispositivos, é possível acessar quantas vezes for necessário e do aparelho que desejar. Para visualizar os registros dos dispositivos conectados, basta expandir o item de Dispositivos, aparecerão o nome dos dispositivos e o tempo do último acesso conforme a imagem abaixo:

36

Os dispositivos vinculados podem ser reordenados no formato ascendente ou descendente, e então para dispositivos com o mesmo nome, leva em consideração a atividade mais antiga para mais recente.

37

Os dispositivos podem ser removidos. Para remover um dispositivo, clique sobre o menu de ações do mesmo:

38

  1. Selecionar todos: Selecione todos para efetuar a exclusão em lote.
  2. Excluir: Selecione para excluir o dispositivo da lista de vinculados, assim encerrando sua sessão neste.

Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar para efetivar os dados de todas as abas. Caso queria realizar mais edições, poderá fazer isto e salvar todas as alterações ao final.

Permissões

Na aba de Permissões estão as Configurações referentes às permissões do usuário, usuários sob gestão e ausência temporária.

Atenção

A alteração das permissões, gerenciamento e ausência temporária somente pode ser realizada pelo usuário com perfil de administrador, demais usuários poderão apenas visualizar suas configurações.

Na aba de Permissões, estão os itens de Perfil de Acesso, Gerenciamento e Ausência Temporária.

  1. Perfil de Acesso: É possível visualizar quais atividades o usuário logado tem acesso. Ao clicar para expandir o item “Perfil de Acesso” as permissões daquele usuário serão exibidas.

39

Atenção

As permissões só podem ser alteradas por um usuário administrador do sistema. Caso seja necessário alterar suas permissões, basta entrar em contato com o administrador. Os demais usuários não poderão alterar suas permissões mesmo que estejam em modo de edição, podendo então, apenas visualizá-las.

  1. Gerenciamento: Quando o usuário possui colaboradores abaixo dele, ou seja, exerce um papel de líder, coordenador, gestor, etc, o Fusion permite que ele visualize a Central de Tarefas de seus subordinados e permite também que o usuário execute tarefas como gestor em nome do usuário que está sob sua gestão. Para que isso seja possível é necessário vincular outros usuários, papéis ou grupos a este. Após o cadastro dos usuários, papéis ou grupos sob gestão, ao clicar para expandir o item Gerenciamento, é possível visualizar quais usuários papéis ou grupos estão sob gestão, conforme a imagem:

40

  1. Ausência Temporária: Em situações que o usuário precisa estar ausente da empresa, como por exemplo: Sair de Férias ou Atestado Médico, pode ser utilizado o cadastro de Ausência Temporária, onde é informado uma data ou período de ausência, um usuário para que sejam atribuídas as funções da central de tarefas daquele usuário em ausência e o motivo da ausência. Após realizar o cadastro, basta clicar para expandir o item Ausência Temporária, conforme a seguinte imagem do perfil de outro usuário:

41

Em ausências temporárias adicionadas, aparecerá o nome do usuário para qual a central de tarefas do usuário ficará disponível, embaixo o motivo da ausência e ao lado o tempo que vai levar para finalizar a ausência.

Atenção

É possível adicionar ausências temporárias futuras, porém elas serão exibidas na central de tarefas do receptor somente no dia da ausência ou na data inicial do período de ausência. Quando esta finalizar, será excluído automaticamente da central de tarefas do receptor, porém no cadastro de ausência temporária do usuário que esteve ausente, ficará marcado como “expirado”.

Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar para efetivar os dados de todas as abas. Caso queria realizar mais edições, poderá fazer isto e salvar todas as alterações ao final.

Notificações

Na aba de Notificações é possível que o usuário configure sobre quais notificações ele deseja ser alertado. As notificações são exibidas no ícone de sino, localizado no menu superior à direita.

Atenção

Por padrão todas as notificações estarão habilitadas para serem emitidas.

As configurações das notificações estão divididas em três itens:

  1. Processos: Ao expandir o item de Processos é possível visualizar, marcar ou desmarcar quais notificações deseja receber. Com base nos itens da imagem abaixo:

42

  • Tarefas pendentes: “Aviso de novas tarefas pendentes para você”.
  • Tarefas disponíveis: “Aviso de novas tarefas para assumir disponíveis em pool que você é participante”.
  • Prazo: “Avisos sobre as situações das tarefas. Exemplo: tarefas em atraso ou em aviso (quando falta menos de 24h para expirar) ”.
  • Avisos: “Avisos relacionados a processos ou tarefas que você tenha envolvimento. Exemplo: consenso de aprovações, cancelamento de processos, etc.”.
  1. Documentos: Ao expandir o item de Documentos é possível visualizar, marcar ou desmarcar quais notificações deseja receber. Com base nos itens da imagem abaixo:

43

  • Novos Documentos: “Avisos de publicações e edições de documentos marcados em assuntos que você segue”.
  • Expiração: “Avisos de expiração de documentos publicado por você ou marcados em assuntos que você segue”.
  • Cópias Controladas: “Avisos de emissão, inativação e expiração de cópias geradas por você ou para você”.
  • Outras Ações: “Avisos de ações realizadas em documentos publicados por você ou marcados em assuntos que você segue. Exemplo: inativação, ativação, restauração, remoção e movimentação de pastas”.
  1. Social: Ao expandir o item de Social é possível visualizar, marcar ou desmarcar quais notificações deseja receber. Com base nos itens da imagem abaixo:

44

  • Comentários: Comentários e marcações associados a você no feed, central de documentos ou processos.
  • Curtidas: Curtidas associados a você no feed, central de documentos ou processos.

Ao concluir o preenchimento, clique em Salvar para efetivar os dados de todas as abas. Caso queria realizar mais edições, poderá fazer isto e salvar todas as alterações ao final.

Configurações

Nessa aba são feitas configurações gerais da interface do usuário. Ao acessar a aba de configurações é exibida a seguinte tela:

45

  1. Tabelas: Insira um número máximo de itens de pesquisa que serão exibidos ao usuário na mesma página. Por exemplo: ao consultar ou pesquisar, os resultados serão exibidos na tela. Se surgirem 100 resultados, o usuário poderá optar em visualizar 10 resultados por página. Este campo não é de preenchimento obrigatório, mas se estiver vazio, será atribuído automaticamente o valor 10.
  2. Campos de Busca: Insira um número máximo de registros que serão exibidos quando feita uma busca. Por exemplo, ao realizar uma pesquisa de usuários com a letra “A”, serão exibidos os 10 primeiros nomes com a letra “A”. Este campo não é de preenchimento obrigatório, mas se estiver vazio será atribuído automaticamente o valor 10.
  3. Idioma: Defina o idioma que o Fusion deve ser exibido. Os idiomas disponíveis são: Português, Inglês ou Espanhol.
  4. Área de Trabalho Padrão: Insira a URL do Fusion que deve ser exibida sempre que a área de trabalho for acessada. Com isso, ao acessar o Fusion, será encaminhado diretamente à página inserida neste campo. Por exemplo, inserindo a URL da Central de Tarefas (http://servidor:porta/fusion/bpm/task/central/), ao acessar o sistema ou clicar em início, será encaminhado diretamente para a Central de Tarefas.
Nota

Não é recomendado que sejam inserido sites externos. Essa funcionalidade deve ser utilizada para redirecionar telas do Fusion.

  1. Configuração de inatividade: Defina se a inatividade será "Personalizada", "Padrão do Sistema" ou "Sem limite". Ao passar o tempo configurado, o usuário é automaticamente desconectado do Fusion.
    Ao selecionar **Personalizada** significa que os usuários poderão editar o **limite de inatividade** do perfil como já acontece nas versões anteriores do Fusion.
    Ao selecionar **Padrão do Sistema** significa que o limite de inatividade deve ser igual ao definido nas configurações do sistema, sendo atualizado sempre que for alterado lá e não sendo possível realizar a configuração desse tempo no perfil do usuário.
    Ao selecionar **Sem limite** significa que o usuário nunca será desconectado por inatividade no Fusion web e além disso, o campo de **Limite de inatividade** será ocultado.
  2. Limite de inatividade (em minutos): determine o tempo limite de inatividade do usuário em minutos.
Importante

Caso o administrador opte por não permitir a alteração do limite pelos usuários nas configurações de sistema, os campos citados acima serão bloqueados para edição, sendo exibidos apenas como modo de visualização

  1. Permitir uma tarefa em progresso por vez: Informe se o usuário poderá colocar em execução apenas uma tarefa por vez em sua central de tarefas.
  2. Microsoft Office: Ao marcar essa opção indica que o Fusion deverá abrir os documentos utilizando o Office da máquina do usuário e quando não estiver marcada, indica que será realizado download automaticamente dos documentos.

Histórico

Na aba Histórico é possível ver o histórico de acessos do usuário, além das alterações realizadas por ele. Para visualizar a listagem de acessos, clique em acessos. Estes são exibidos com os parâmetros de: Data (data do acesso), IP (endereço da máquina de acesso) e Ação (se está conectado ou desconectado):

46

As alterações realizadas pelo usuário podem ser visualizadas em Alterações do Usuário, elas ficam listadas com os parâmetros de:

  • Usuário (exibirá o nome do usuário que realizou a alteração).
  • Data (exibirá a data de alteração em formato reduzido juntamente com a hora).
  • IP (exibirá o IP da máquina utilizada para realização da alteração).
  • Campo (refere-se ao campo que foi alterado ou habilitado).
  • Valor Anterior (neste exibirá os valores antigos após sofrerem edições, ou seja se o campo passar de desabilitado para habilitado, essa coluna ficará sem valor).
  • Novo Valor (exibirá o valor atual do campo, ou caso seja desabilitado ou removido haverá uma informação a respeito).

47

Nota

Para um usuário administrador visualizar as alterações realizadas no sistema é possível acessar em Administração > Configurações do Sistema. Na tela de configurações do Sistema possui um botão de Histórico que exibe as edições realizadas nas configurações do sistema:

48

O histórico de edições das configurações do sistema é exibido com os parâmetros de:

  • Usuário (exibirá o nome do usuário que realizou a alteração).
  • Data (exibirá a data de alteração em formato reduzido juntamente com a hora).
  • IP (exibirá o IP da máquina utilizada para realização da alteração).
  • Campo (refere-se ao campo que foi alterado ou habilitado).
  • Valor Anterior (neste exibirá os valores antigos após sofrerem edições, ou seja se o campo passar de desabilitado para habilitado, essa coluna ficará sem valor).
  • Novo Valor (exibirá o valor atual do campo, ou caso seja desabilitado ou removido haverá uma informação a respeito).

49

Ao concluir o preenchimento do perfil, clique em Salvar para efetivar os dados de todas as abas. Caso queria realizar mais edições, poderá fazer isto e salvar todas as alterações ao final.