Gerenciar Contextos
O submenu Gerenciar Contextos, fica localizado na última posição no módulo de Gestão de Riscos. Todos os usuários que possuem acesso ao módulo terão acesso a esse submenu.
Dessa forma, é possível configurar um Contexto para administrar os riscos específicos de processos, assuntos ou projetos. Podem ser criados métodos de gestão de riscos diferentes para cada Contexto conforme necessário.
Para criar um novo Contexto, basta clicar no botão Novo:
Ao selecionar a opção, outra tela ficará disponível.
Nessa tela você poderá preencher as seguintes informações:
- Nome: Nome do contexto. Esse campo é de preenchimento obrigatório e possui limitação de até 255 caracteres.
- Descrição: Orientação sobre a utilização do contexto. É um campo de preenchimento opcional e possui limite de 2000 caracateres.
Ao clicar em Salvar, uma mensagem na tela informará que o Contexto foi salvo com sucesso. Após isso, o mesmo ficará salvo naquela listagem da tela anterior.
Nota
Caso existam muitos tipos configurados a ponto de possuir uma barra de rolagem, haverá um carregamento de mais opções, sempre carregando e disponibilizando os tipos de 20 em 20.
É possível configurar a ordem de exibição dos registros criados, com opções de ordenação por Nome ou Descrição, e de forma Crescente ou Decrescente. A ordenação padrão dessa tela será por Nome de forma Crescente.
Ao lado direito da tela, possuímos também um campo de pesquisa, quando for necessário realizar a buscar por um Contexto.
Além disso, ao clicar na seta logo ao lado de um Contexto, algumas opções ficam disponíveis, como Editar e Remover.
Para ações em lote, ficará disponível apenas a opção de Remover.
Ao tentar remover um contexto que já está sendo usado em uma categoria irá gerar uma validação em tela e não será possível realizar a sua exclusão.
Após realizar a configuração dos contextos necessários, é possível realizar a criação de novas categorias e riscos, atrelando a eles o contexto criado.