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Version: 4.4.1

Sistema

As configurações do sistema oferecem diversas ferramentas quanto ao Fusion. É possível mudar as formas de login, de autenticação, de envio de e-mail, configurar indexador, conversor e digitalizador de documentos, dentre outros. Para acessar as configurações de sistema entre em: Administração > Sistema, então ficará disponível a seguinte tela:

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  • Nome da Empresa: É obrigatório informar o nome da empresa que será exibido na barra de título do produto.
  • Idioma Padrão: É obrigatório selecionar um idioma padrão para o Fusion.
  • URL de Acesso ao Fusion: Preencha com a URL que será o endereço de acesso do seu ambiente. O Fusion utilizará essa URL configurada para gerar os links de acesso que são enviadas por e-mail (para direcionar para atividades e documento) e para gerar links de documentos.
Nota

Ao ativar a licença o campo Nome da Empresa será preenchido automaticamente, buscando o nome fantasia cadastrado no Registro de Licenças dentro do portal do Fusion.

Nota

Caso você possua a licença para o módulo de Projetos, a organização no módulo será criada automaticamente utilizando o nome cadastrado no campo Nome da Empresa. Caso você realize alguma alteração no nome cadastrado no campo a organização terá seu nome alterado também.

Nota

Normalmente a URL segue o padrão: caminho/porta:/fusion/. Porém essa não é uma regra.

Exemplos de URL: http://caminho.com.br:8080/fusion/ ou https://www.neomind.com.br/fusion/

Configurações de Autenticação

No Fusion é possível personalizar a forma do login no sistema, facilitando o acesso. Veja como é possível modificar as configurações para entrada automática dos usuários e ainda como o Fusion pode se integrar com a rede da empresa. É possível registrar e habilitar vários tipos de autenticações ao mesmo tempo.

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Dentro de Configurações de Autenticação, vamos ter a opção de Métodos de Autenticação, onde ficarão disponíveis as opções para configurar novos tipos de autenticação.

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Nessa visualização será possível perceber que ficará disponível em tela os campos Título, Habilitado e o Tipo de Autenticação.

Atenção

Ao atualizar o Fusion para a versão que possui essa funcionalidade, o ambiente terá os domínios anteriormente já registrados contendo na lista, além disso, também terá o tipo de autenticação padrão registrado e habilitado.

Caso o ambiente não possua nenhum tipo de autenticação, após a atualização do mesmo, constará apenas a autenticação padrão registrada e habilitada.

Nota

Se o usuário possuir uma senha padrão registrada em seu perfil de usuário, o mesmo poderá fazer login com o usuário e senha cadastrados no sistema, mesmo que possa realizar o login por meio de outro domínio como LDAP, CAS, SAML ou Customizado.

  • Mostrar o campo Método de autenticação na tela de login: Selecione Sim para que o campo método de autenticação apareça ao realizar o login no Fusion, sendo possível escolher qual o tipo de autentição que será utilizado ao logar. Selecionando Não esse campo não aparecerá na tela de login, e portanto, após informar login e senha o Fusion verificará automaticamente a qual método esses dados estão atrelados.
Nota

O campo Método de Autenticação aparecerá apenas quando houver mais de um tipo de autenticação configurado entre Padrão, LDAP e Customizado.

  • Definir e-mails de usuários como únicos no sistema: Selecione Sim para que os e-mails cadastrados no perfil do usuário sejam únicos, ou seja, exclusivos do usuário. Nesse caso, o sistema não aceitará dois usuários com o mesmo e-mail. Selecionando Não fará com que o sistema permita dois usuários diferentes utilizarem o mesmo e-mail em seu perfil.
Atenção

Ao permitir que dois usuários possam utilizar o mesmo e-mail nas configurações do sistema, os usuários que possuírem e-mails duplicados terão algumas limitações:

  • Não será possível cadastrar mais de um usuário que possua o mesmo e-mail configurado em seu perfil como signatários de um arquivo;
  • Caso seja permitido o login por e-mail, usuários com e-mails repetidos não poderão logar no sistema utilizando o e-mail;
  • Usuários com e-mails duplicados não poderão recuperar senha de login por meio da opção via e-mail, somente por código do usuário.

Ao selecionar a opção Não no campo Mostrar o campo Método de autenticação na tela de login, o Fusion exibirá um novo campo obrigatório.

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  • Máximo de tentativas de login padrão, LDAP e customizado: O valor inserido nesse campo será considerado o número máximo de tentativas de login para todos os métodos cadastrados entre padrão, LDAP e customizado, ignorando as configurações individuais escolhidas ao configurar o método de autenticação. Os tipos de autenticação SAML e CAS não terão alteração nas configurações já realizadas. Dessa forma, aparecerá uma ferramenta de segurança Captcha após exceder o limite de tentativas de login configurado nesse campo. Por padrão ele virá configurado com o valor 5.

Método de Autenticação - Padrão

O método de Autenticação Padrão será criada como uma configuração obrigatória, o mesmo não poderá ser removido, apenas desabilitado.

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Vale ressaltar que o usuário não poderá remover todos os tipos de logins registrados e caso não possua nenhum tipo de login configurado na lista ou se todas as autenticações estiverem desabilitadas, o campo Padrão será automaticamente habilitado.

Ao clicar em editar o método de autenticação Padrão exibirá os campos relacionados a esse tipo de autenticação.

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  • Título: Informe o título da autenticação que aparecerá ao escolher o metódo de autenticação na tela de login. É possível editar o título da autenticação a qualquer momento.
  • Habilitado: É possível habilitar ou desabilitar um domínio registrado. Lembrando que se não houver nenhum tipo de autenticação habilitada, essa opção ficará automaticamente habilitada para o método de autenticação padrão.
  • Tipo de Autenticação: Escolha o tipo de autenticação que deseja utilizar para login no Fusion. Na opção padrão esse campo já será selecionado e não poderá ser alterado.

Configurações de autenticação Padrão

Na autenticação padrão também terão algumas configurações extras.

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  • Mostrar opção "Manter conectado": Defina se os usuários terão a opção de se manter conectados em futuros logins, entrando automaticamente no sistema mesmo após atingir o timeout da sessão.
  • Máximo de tentativas de login: Defina um número máximo de vezes que o usuário poderá errar seu login e senha antes que seja exibido a ferramenta de segurança Captcha.
  • Permitir login por e-mail: Selecione Sim para tornar o e-mail uma chave de acesso. Se essa opção for habilitada, cada usuário precisará ter um e-mail único para se registrar no Fusion, lembrando que não é possível ter dois usuários com o mesmo e-mail. Selecionando Não apenas o ID do Usuário poderá ser utilizado para login no sistema.
Configurações de Senha Forte

Nas configurações da autenticação Padrão, também será possível realizar as configurações de senha forte para garantir maior segurança definindo padrões mínimos de senha que os usuários devem atender.

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  • Mínimo de caracteres: Defina a quantidade mínima de caracteres que a senha deve possuir para ser considerada válida pelo sistema. Este campo é obrigatório e por padrão vem preenchido com o valor 8, porém aceita qualquer número inteiro maior que 0.
  • Exigir letras maiúsculas e minúsculas: Campo onde você poderá optar entre Sim se a senha deverá ser composta por letras maiúsculas e minúsculas ou Não caso contrário. É um campo de preenchimento obrigatório.
  • Exigir numeral: Campo onde você poderá optar entre Sim se a senha deverá ser composta por números ou Não caso contrário. É um campo de preenchimento obrigatório.
  • Exigir símbolo: Campo onde você poderá optar entre Sim se a senha deverá ser composta por símbolos ou Não caso contrário. É um campo de preenchimento obrigatório e os símbolos válidos podem ser checados no ícone de informação que é exibido ao posicionar o cursor sobre o campo.
Nota

Os símbolos aceitos são: ~`!@#$%^&*()_-+={[}]|\:;"'<,>.?/

Nota

Ao fazer uma migração, de uma versão antiga para a versão que possui as configurações de senha forte o padrão atual das senhas é mantido, sem exigir os requisitos de composição de caractere e quantidade mínima de caracteres.

Métodos de Autenticação - Novo

Nos métodos de autenticações ao clicar na opção Novo, uma segunda tela para configuração ficará disponível.

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Essa tela possuirá os mesmo três campos citados anteriormente Título, Habilitado e Tipo de Autenticação.

Além disso, por padrão a opção LDAP vem selecionada no campo Tipo de Autenticação.

Tipos de Autenticação

A seguir vamos falar sobre cada um dos Tipos de Autenticações disponíveis no Fusion Platform atualmente, como configurá-los, editá-los, realizar login e outras configurações específicas de cada um deles.

LDAP

Com o LDAP, é possível utilizar a mesma autenticação que o usuário possui no Windows para logar no Fusion.

Após clicar em Novo, para criar um novo método de autenticação, uma segunda tela ficará disponível. Selecione a opção LDAP no campo Tipo de Autenticação conforme a imagem a seguir:

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Na parte de Configurações de Autenticação LDAP, teremos os seguintes campos:

  • Domínio: É obrigatório informar o domínio da empresa que será integrada ao Fusion.
  • Host do controlador de domínio: É obrigatório informar o endereço do controlador de domínio LDAP.
  • Habilitar SSL (LDAPS): Selecione Sim para que a conexão com o LDAP ocorra com certificado SSL. Selecionando Não a conexão SSL será desabilitada.
  • Nome da entrada: É obrigatório informar o DN (Distinguished Name).
  • Método de Autenticação: É obrigatório informar qual o método de autenticação será utilizado na comunicação com o servidor.
  • Parâmetros: Defina se necessário os parâmetros extras necessários em tempo de autenticação contra o servidor LDAP.
  • Timeout: Selecione o tempo de Timeout.
  • Mostrar opção "Manter conectado": Defina se os usuários terão a opção de se manter conectados em futuros logins, entrando automaticamente no sistema mesmo após atingir o timeout da sessão.
  • Máximo de tentativas de login: Defina um número máximo de vezes que o usuário poderá errar seu login e senha antes que seja exibido a ferramenta de segurança Captcha.
  • Permitir login por e-mail: Selecione Sim para tornar o e-mail uma chave de acesso. Se essa opção for habilitada, cada usuário precisará ter um e-mail único para se registrar no Fusion, lembrando que não é possível ter dois usuário com o mesmo e-mail. Selecionando Não apenas o ID do Usuário poderá ser utilizado para login no sistema.
  • Importar Novos Usuários: Selecione Sim para que seja possível importar novos usuários apenas realizando a ação de logar no Fusion com o login e senha do AD, sendo assim, quando um usuário já existente no domínio entra no Fusion pela primeira vez pelo login integrado, este usuário é criado automaticamente na base do produto. Selecione Não caso não seja permitido importar os usuários automaticamente.
  • E-form dos novos usuários: Defina os formulários que serão cadastrados nos perfis dos usuários que serão importados no Fusion. Essa opção permite selecionar apenas formulários que usem o formulário padrão NeoUser como modelo.

Perfil para Importação

Após preencher as informações acima, temos os campos de Perfil para Importação onde serão definidos os perfis que serão aplicados aos usuários integrados na autenticação.

Atenção

Lembrando que essa opção de Perfil para Importação só ficará disponível se o campo Importar Novos Usuários, visto anteriormente, tiver o seu valor igual a Sim.

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Essa funcionalidade permite definir o perfil de acesso para importação dos usuários, ou seja, a quais módulos existente no Fusion eles terão acesso. Para isso, basta selecionar Sim ou Não para os permissionamentos disponíveis. Dessa forma, os usuários importados já terão o perfil de acesso definido nas configurações do usuário após a importação.

Para maiores informações sobre cada permissão clique aqui.

Logo abaixo temos a opção de Outros Perfis, que permite a configuração de um perfil específico, algo além do que foi disponibilizado na configuração anterior.

Ao clicar em Adicionar ficará disponível uma tela para adicionar permissões aos módulos personalizados existentes no Fusion.

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Também é possível excluir um perfil já adicionado através do X.

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Atualizar Dados do Usuário

Logo abaixo, possuímos a opção de Atualizar Dados do Usuário.

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Essa opção permite que os dados do usuário sejam atualizados com base nas configurações repassadas no AD. Dessa forma, sempre que o usuário fizer login e a opção de sincronização do domínio estiver ativa, a sincronização ocorrerá, sendo assim, mesmo que o usuário tenha alterado anteriormente alguma informação em seu perfil, ao fazer login, a sincronização buscará os dados do domínio e sobrescreverá as informações que o usuário havia preenchido anteriormente.

Mapeamento de atributos LDAP

No campo Mapeamento de atributos LDAP serão repassados informações do código utilizado por um campo no AD e o código desse mesmo campo no banco de dados do Fusion, para que esses dados possam ser utilizados para atualização das informações existentes.

Atenção

Lembrando que a opção de Mapeamento de atributos LDAP só ficará disponível se os campos Importar Novo Usuário ou Atualizar dados de usuários, visto anteriormente, tiver o seu valor igual a Sim.

Essa opção permite que você relacione campos da tabela do diretório do LDAP com os campos contidos no Fusion.

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Sempre que o usuário fizer login no Fusion e a opção de sincronização do domínio no qual o usuário faz login estiver ativa, a sincronização ocorrerá corretamente.

Para adicionar um novo Mapeamento de atributos LDAP clique em Novo. Então uma nova tela ficará disponível.

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  • Campo no LDAP: Informe o código do campo que se quer importar do AD.
  • Campo no Fusion: Informe o código do campo para o qual a informação do AD será importada ao Fusion.
  • Tipo de Mapeamento: Informe o tipo de mapeamento que poderá ser 1x1, Nx1 ou NxN.
Nota

A autenticação via LDAP impossibilita que usuários comuns possam realizar trocas de suas senhas no Fusion, sendo assim, as opções Esqueceu a senha?, que fica na tela de login, e a de Alterar senha, que fica no perfil do usuário, não poderão ser utilizadas por esses usuários, sendo que apenas usuários administradores gerais do Fusion poderão realizar alterações de senha no perfil de quaisquer usuários existentes no ambiente.

Nota

Caso existam usuários LDAP já registrados e o ambiente seja atualizado para a versão 3.19.0 ou superior, essa nova funcionalidade exigirá que os mesmos usuários sejam registrados novamente no novo formato das configurações.

CAS

Existem empresas que possuem um diretório de logins e senhas em servidores, conhecido como Serviço de Autenticação Central (CAS). Esses logins podem ser utilizados em diversos lugares da empresa, incluindo o Fusion. Para utilização dessa autenticação, nas configurações do Sistema selecione o método de autenticação CAS. Então serão exibidos os campos de configuração.

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  • Endereço do Servidor: Informe o endereço do servidor que será utilizado.
  • Servidor do CAS: Informe o endereço do servidor que possui o CAS.
  • Endereço de Login: Informe o endereço de login que está no servidor CAS.
  • Ícone para o botão da tela de login: Caso deseje, anexe um ícone em SVG para campos do CAS que aparecerão na tela de login do Fusion.
  • Chave de acesso de autenticação: Informe se a chave de acesso será o ID do Usuário ou E-mail. A opção ID de usuário será preenchida por padrão. Se a opção E-mail for selecionada, cada usuário precisará ter um e-mail único para se registrar no Fusion, não é possível ter dois usuários com o mesmo e-mail.

Após concluir, clique em Ok.

Pronto! Agora para logar no Fusion, os usuários podem inserir seus logins e senhas que utilizam em outros locais no ambiente de trabalho.

Nota

Ao optar pelo tipo de autenticação CAS não será possível recuperar a senha ou editar ela através do botão existente no perfil do usuário.

SAML 2

SAML (Security Assertion Markup Language) é um padrão aberto para troca de informações de autenticação entre um provedor de serviços e um provedor de identidade. O provedor de identidade é usado para autenticar usuários e passar informações de identidade para o provedor de serviços na forma de um documento XML assinado digitalmente. Para utilização dessa autenticação, nas configurações do Sistema, na seção métodos de autenticação, o campo Tipo de Autenticação deve estar com a opção SAML2. Então alguns campos ficarão disponíveis.

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  • URL de Login: Informe o endereço do servidor SAML para autenticação.
  • Certificado: Selecione o arquivo contendo a chave pública para autenticação no servidor SAML2.
  • Formato do identificador (NameID): Você pode optar pelo formato de NameID como Transient ou Unspecified. Por padrão o sistema traz a opção Transient selecionada.
  • Ícone para o botão da tela de login: É possível adicionar ícones em SVG para os campos SAML2 que aparecerão na tela de login.
  • Chave de acesso de autenticação: Informe se a chave de acesso será o ID do Usuário ou E-mail. A opção ID de usuário será preenchida por padrão. Se a opção E-mail for selecionada, cada usuário precisará ter um e-mail único para se registrar no Fusion, não é possível ter dois usuários com o mesmo e-mail.
  • Importar Novo Usuário: Selecione Sim para que seja possível importar novos usuários apenas realizando a ação de logar no Fusion com o login e senha do SAML, sendo assim, quando um usuário já existente no domínio entra no Fusion pela primeira vez pelo login integrado, este usuário é criado automaticamente na base do produto. Selecione Não caso não seja permitido importar os usuários automaticamente.
  • E-Form dos novos usuários: Defina os formulários que serão cadastrados nos perfis dos usuários que serão importados no Fusion. Essa opção permite selecionar apenas formulários que usem o formulário padrão NeoUser como modelo.

Permissões

Após preencher as informações acima, temos os campos de Permissões onde serão definidos os perfis que serão aplicados aos usuários integrados na autenticação.

Atenção

Lembrando que essa opção de Permissões só ficará disponível se o campo Importar Novo Usuário, visto anteriormente, tiver o seu valor igual a Sim.

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Essa funcionalidade permite definir o perfil de acesso para importação dos usuários, ou seja, a quais módulos existente no Fusion eles terão acesso. Para isso, basta selecionar Sim ou Não para os permissionamentos disponíveis. Dessa forma, os usuários importados já terão o perfil de acesso definido nas configurações do usuário após a importação.

Para maiores informações sobre cada permissão clique aqui.

Logo abaixo temos a opção de Outros Perfis, que permite a configuração de um perfil específico, algo além do que foi disponibilizado na configuração anterior.

Ao clicar em Adicionar ficará disponível uma tela para adicionar permissões aos módulos personalizados existentes no Fusion.

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Também é possível excluir um perfil já adicionado através do X.

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Atualizar Dados do Usuário

Logo abaixo, possuímos a opção de Atualizar Dados do Usuário.

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Essa opção permite que os dados do usuário sejam atualizados com base nas configurações repassadas no SAML. Dessa forma, sempre que o usuário fizer login e a opção de sincronização do domínio estiver ativa, a sincronização ocorrerá, sendo assim, mesmo que o usuário tenha alterado anteriormente alguma informação em seu perfil, ao fazer login, a sincronização buscará os dados do domínio e sobrescreverá as informações que o usuário havia preenchido anteriormente.

Mapeamento de atributos SAML

No campo Mapeamento de atributos SAML serão repassados informações do código utilizado por um campo no SAML e o código desse mesmo campo no banco de dados do Fusion, para que esses dados possam ser utilizados para atualização das informações existentes no Fusion.

Atenção

Lembrando que a opção de Mapeamento de atributos SAML só ficará disponível se os campos Importar Novo Usuário ou Atualizar dados de usuários, visto anteriormente, tiver o seu valor igual a Sim.

Essa opção permite que você relacione campos da tabela do diretório do SAML com os campos contidos no Fusion.

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Sempre que o usuário fizer login no Fusion e a opção de sincronização do domínio no qual o usuário faz login estiver ativa, a sincronização ocorrerá corretamente.

Para adicionar um novo Mapeamento de atributos SAML clique em Novo.

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  • Campo no SAML: Informe o código do campo que se quer importar do SAML.
  • Campo no Fusion: Informe o código do campo para o qual a informação do SAML será importada ao Fusion.
Atenção

Ao importar um novo usuário por autenticação SAML2 o NameID do SAML será o campo chave definido nas configurações de autenticação SAML. Por esse motivo o ID do usuário deverá ser uma combinação única de números, não sendo possível que ele contenha caracteres especiais, podendo ocasionar erro ao fazer o login.

Atenção

O e-mail não poderá ser utilizado como ID do usuário.

Nota

A autenticação via SAML2 impossibilita que usuários comuns possam realizar trocas de suas senhas no Fusion, sendo assim, as opções Esqueceu a senha?, que fica na tela de login, e a de Alterar senha, que fica no perfil do usuário, não poderão ser utilizadas por esses usuários, sendo que apenas usuários administradores gerais do Fusion poderão realizar alterações de senha no perfil de quaisquer usuários existentes no ambiente.

Nota

Ao migrar ambientes que já possuem configuração de autenticação SAML2 para a versão 3.19.0 ou superior os campos que não existem hoje serão preenchidos como mostra a seguir:

  • Título: SAML 2
  • Importar Novo Usuário: Não
  • Atualizar Dados do Usuário: Não

Customizado

Para realizar um método de autenticação Customizado, o campo Tipo de Autenticação deve estar com a opção Customizado, conforme a imagem seguinte:

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Serão exibidos os campos de configuração para autenticação customizada, estes estão descritos a seguir:

  • Classe de LoginModule: Informe o caminho completo (pacote) para a classe que irá ser utilizada como módulo de login (implementa javax.security.suth.spi.LoginModule).
  • Classe de Serviço: Informe o caminho completo (pacote) para a classe que irá ser utilizada como serviço.

Após concluir, clique em Ok.

Nota

Note que existe um botão com ícone de correntes ao lado dos campos, esse botão não executa nenhuma ação no sistema, apenas permite que você veja se existem outros lugares do sistema usando a mesma informação (classe), ou seja, ele mostra as dependências da classe informada. Sua função é apenas visualizar, não sendo obrigatório ou necessário interagir com o botão para que a informação inserida funcione ou seja efetivada.

Nota

Ao optar pelo tipo de autenticação Customizado não será possível recuperar a senha ou editar ela através do botão existente no perfil do usuário.

Telas de Login

A partir das configurações de autenticações existentes nas configurações de Sistema, existe a possibilidade combinar métodos de autenticação distintos, isso fará com que a visualização na tela de login também se modifique. Abaixo informações complementares de como ficarão estruturadas as visualizações da tela de login quando o ambiente possuir mais de um tipo de autenticação configurado.

Padrão + Customizado + LDAP

Quando o sistema possuir mais de um tipo de autenticação entre Padrão, LDAP e Customizado (ou mais de uma opção de LDAP), aparecerá um campo na tela de login chamado Metódo de Autenticação.

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A opção Esqueceu a senha estará disponível apenas ao selecionar os tipos de autenticação Padrão em Método de Autenticação. Se os tipos de autenticação Customizado ou LDAP forem selecionados a opção ficará indisponível.

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Por padrão nenhuma autenticação será selecionada no campo Método de Autenticação, portanto, o usuário deverá escolher um método de autenticação para fazer login, sendo este um campo obrigatório.

Ao clicar sobre a caixa de seleção, será possível selecionar o tipo de autenticação desejado. Então, em cada autenticação, constará a informação do campo título e ao lado dele, o tipo será informado entre parênteses "()".

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Quando o ambiente possuir esse campo a seleção de um tipo de autenticação será obrigatória, aparecendo uma mensagem de erro caso tente logar sem selecionar nenhuma informação.

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Caso nas Configurações de Estilo seja adicionado alguma imagem ao campo Logotipo da Empresa nas configurações de sistema, o comportamento permanece conforme especificado, porém, na tela de login constará o logotipo escolhido.

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Após informar o Usuário, Senha e escolher o Método de Autenticação basta clicar em Entrar e o login será realizado.

SAML + CAS

Na tela de login com autenticação configurada como CAS ou SAML, aparecerão botões de opção para que seja escolhido qual será o tipo de autenticação desejada para realizar o login.

Caso o campo Ícone para o botão da tela de login tenha sido configurado, aparecerá ao lado do título registrado. No entanto, quando esse campo não estiver preenchido nas configurações dos métodos de autenticação, apenas o título será exibido.

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Os campos aparecerão na ordem registrada nas configurações de autenticação. Ao clicar no domínio desejado, será aberto a tela de login na mesma guia.

Caso nas Configurações de Estilo seja adicionado alguma imagem ao campo Logotipo da Empresa nas configurações de sistema, o comportamento permanece conforme especificado, porém, na tela de login constará o logotipo escolhido.

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Padrão + SAML + CAS

Ao combinar a autenticação Padrão com SAML e CAS, a visualização da tela de login ficará da seguinte forma:

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Essas autenticações seguem o comportamento conforme especificado anteriormente.

Padrão + Customizado + LDAP + SAML + CAS

Ao combinar a autenticação Padrão com Customizado, LDAP, SAML e CAS, a visualização da tela de login ficará da seguinte forma:

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Essas autenticações seguem o comportamento conforme especificado anteriormente.

Configurações de WhatsApp

Essa configuração permite habilitar as notificações do Fusion para envio via WhatsApp. Atualmente, seguintes notificações podem ser recebidas tanto por e-mail quanto por WhatsApp:

  • Notificações de assinatura eletrônica pendente: Notificações enviadas quando há uma assinatura eletrônica aguardando para ser assinada.
  • Token para assinatura: Envio do token necessário para validação de uma assinatura eletrônica.
  • Notificações de tarefas pendentes: Informações sobre tarefas atribuídas diretamente ao usuário e que estão aguardando sua execução.
  • Notificações de tarefas disponíveis para execução: Alertas sobre tarefas que estão na Caixa de Pool, disponíveis para que o usuário as assuma.

Essa seção conterá as informações sobre se a integração com essa plataforma será habilitada ou não.

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  • Habilitar notificações via WhatsApp: Selecione Sim para que as notificações possam ser encaminhadas via WhatsApp. Selecionando Não, as notificações ocorrerão apenas por e-mail.
  • Token de acesso: Para conectar o Fusion com a API de assinatura via WhatsApp, será necessário informar o token de acesso fornecido pelo Meta.
  • Identificador do número de telefone: Para conectar o Fusion com a API de assinatura via WhatsApp, será necessário informar o número de identificação do número de telefone fornecido pelo Meta.
Nota

O Fusion utiliza a API oficial da Meta, portanto, para realizar a integração do WhatsApp com o Fusion é necessário criar uma conta no WhatsApp Bussiness Cloud e na Meta for Developers. Essas duas ferramentas solicitam o cadastro de um número único e de uma forma de pagamento na ferramenta, visto que as mensagens costumam ser cobradas. Além disso, também é necessário criar dois modelos de mensagens com as seguintes configurações:

  • Categoria Utilidade - Personalizado: Para a mensagem informando que existe um arquivo a ser assinado, utilize o nome fusion_pending_sign.
  • Categoria Autenticação: Para a mensagem informando o token de verificação, utilize o nome fusion_signature_verification_token.
  • Categoria Utilidade - Personalizado - Para a mensagem informando que existe uma tarefa pendente a ser realizada pelo usuário fusion_pending_task
  • Categoria Utilidade - Personalizado - Para a mensagem informando que existe uma nova tarefa disponível em pool fusion_available_task

Para mais informações sobre como realizar as configurações necessárias para a integração do WhatsApp com o Fusion Platform, acesse nosso guia: Como Realizar a Configuração para o Envio de Notificações via WhatsApp.

E-mail

Configure o envio de e-mails referentes a workflows que estão em andamento, como alguma atividade, atrasos, deadline, dentre outros. O Fusion pode enviar também e-mails sobre novos documentos publicados.

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Os campos a seguir são de preenchimento obrigatório:

  • Nome do Remetente: Insira o nome que vai enviar o e-mail.
  • E-mail do Remetente: Insira o endereço de e-mail que irá enviar e-mails com as notificações.
  • Threads para envio de e-mail: Este parâmetro define a quantidade de e-mails enviados ao encaminhar mensagens para um grande número de usuários. Ele permite controlar o volume de envios simultâneos, ajudando a otimizar o desempenho do sistema e evitar possíveis bloqueios por parte do servidor de e-mail.
Atenção

Inserir um valor muito alto no campo Threads para envio de email em um ambiente pode impactar negativamente na performance geral do sistema. Threads são unidades de execução leves que compartilham recursos como memória e CPU. No caso de envio de e-mails, o limite é de 20 threads. Quando há uma quantidade muito grande de threads sendo utilizada simultaneamente, pode ocorrer competição excessiva por recursos, resultando em congestionamento e diminuição da eficiência. É essencial monitorar e gerenciar adequadamente o número de threads para otimizar o desempenho do ambiente.

  • Servidor SMTP: Informe o servidor SMTP que será usado para o envio de e-mails pelo sistema Fusion.
  • Porta: Informe a porta por onde os e-mails serão enviados.
  • Habilitado: Selecione Sim para habilitar o envio de e-mails, selecione Não para que os e-mails com notificações não sejam enviados.
  • Intervalo de execução (Em minutos): Insira o intervalo de tempo em minutos para que o Fusion verifique se tem e-mails para enviar.

Autenticação SMTP

Para configurações avançadas de e-mail por SMTP, é necessário marcar a opção Autenticação SMTP. A seleção deste menu não é obrigatória. Estas opções são necessárias para garantir o envio e recebimento de e-mails.

Servidor POP3

O servidor POP3 determina se para envio de e-mail por SMTP, o Fusion deve se conectar antes no servidor POP3 correspondente. Isto é uma garantia de segurança exigida por alguns ambientes. Ao marcar a opção Conectar no Servidor POP3, são exibidos três campos, todos são de preenchimento obrigatório. A seguinte tela mostra os campos dessa opção:

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  • Servidor POP3: Informe o endereço do servidor POP3.
  • Login: Informe o login de um usuário válido no servidor POP3.
Atenção

Alguns ambientes exigem que este login seja correspondente ao usuário preenchido no campo E-mail do Remetente acima.

  • Senha: Informe a senha POP3 do usuário.

Autenticação SMTP

Enquanto a autenticação SMTP determina que o Fusion envie e-mails aos usuários. Ao marcar a opção Autenticar no Servidor SMTP, são exibidos os seguintes campos:

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  • Autenticação Criptografada TLS: Selecione Sim se o servidor de envio de e-mails SMTP possui autenticação criptografada TLS.
  • ssl: Selecione Sim se o servidor de envio de e-mails SMTP possui autenticação SSL.
  • Login: Insira o Login correspondente ao e-mail especificado no campo E-mail do Remetente.
  • Senha: Insira senha do Login SMTP.
Nota

É necessário especificar o tipo de autenticação utilizado pelo e-mail antes de fornecer o login e a senha. Portanto, ao selecionar o campo Autenticação Criptografada TLS como Sim o campo ssl ficará oculto e vice-versa.

Após concluir, clique em Ok.

Configurações de Redirecionamento

É possível que ao inserir um determinado endereço ele seja redirecionado para outro, essa configuração é feita em Configurações de Redirecionamento.

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  • URL de Entrada: Informe a URL que vai ser direcionada.
  • URL de Saída: Informe o caminho que a URL informada acima será enviada
Atenção

Esta configuração é utilizada em alguns tipos de proxy reverso. Antes de realizar qualquer alteração, entre em contato com o Suporte Neomind.

Configurações do Módulo GED

Configurações pertinentes para o Módulo GED.

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  • Filtro por status para usuários comuns: Ao selecionar Sim, é habilitado o filtro para navegar nos documentos, sendo possível visualizar documentos ativos, cancelados, expirados, dentre outros. Quando selecionado Não, esse filtro fica oculto.
  • Salvar somente último acesso do usuário: Ao selecionar Sim, é salvo apenas o último acesso do usuário no documento. Quando selecionado Não, são exibidas todas as visualizações deste usuário.

Configurações de API

A funcionalidade de integração do Fusion Platform permite a conexão com outras plataformas externas, facilitando a troca de informações e permitindo a inicialização de processos e a publicação de documentos. Com essa configuração, é possível habilitar e gerenciar a API que fará essa integração de maneira segura e eficiente. A seguir, detalhamos como configurar essa funcionalidade e o que cada campo representa.

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  • Habilitado: Este campo determina se a API estará ativa ou não. Selecione Sim para que a API seja habilitada e permita a comunicação entre o Fusion Platform e outras plataformas. Se a opção Não for selecionada, a integração será desativada e o campo Token de segurança não será exibido, impedindo a geração de um token para a conexão.
  • Token de segurança: O Token de segurança é um elemento essencial para garantir a segurança da integração entre as plataformas. Para gerar o token, basta clicar em Gerar token. Esse token será utilizado para autenticar e vincular o Fusion Platform à outra plataforma com a qual você deseja integrar.

Configurações do Módulo de BPM/Workflow

Configurações pertinentes para o Módulo de BPM/Workflow.

Configurações do Relatório de Documentação do Processo

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  • Imagem de capa: Insira o caminho da pasta do servidor com a imagem da capa do relatório do processo.
  • Imagem do cabeçalho: Insira o caminho da pasta do servidor com a imagem do cabeçalho do relatório do processo.
  • Remover os processos do modelo: Essa opção permite escolher se os processos modelados podem ser excluídos ou não. Se você selecionar Sim, será possível excluir qualquer modelagem, o que resultará na exclusão de todos os processos iniciados a partir dela. Selecionando Não, os processos que já foram iniciados não poderão ser excluídos, pois eles estarão registrados no histórico de processos, dessa forma, somente os processos que ainda não foram iniciados poderão ser deletados do Fusion.
  • Permitir uma tarefa em progresso por vez: Selecione Sim para permitir que usuários sejam criados com a configuração padrão de permitir uma tarefa em progresso por vez. Isso significa que cada usuário só poderá ter uma tarefa colocada em andamento ao mesmo tempo. Selecionando Não, os usuários poderão iniciar quantas tarefas desejarem simultaneamente, ou seja, poderão ter várias tarefas em andamento, se necessário.
Atenção

A configuração de Permitir uma tarefa em progresso por vez poderá ser alterada diretamente no perfil do usuário.

Configurações de Assinatura Eletrônica

Essa configuração permitirá definir se os usuários do sistema precisarão ou não informar o código de verificação que o mesmo receberá por e-mail, para realizar a assinatura eletrônica.

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Por padrão, a opção virá habilitada (Sim), mas é possível desabilita-la (Não), pelo administrador.

Lembrando que ao optar por desabilitar essa opção, o usuário precisará apenas confirmar o seu nome para realizar a assinatura.

Essa configuração será aplicada a todos os campos arquivos que requerem assinatura no sistema e para todos os usuários logados no sistema.

Importante

Usuários externos vão precisar informar o captcha sempre, visto que não possuem autenticação via login para garantir a segurança da assinatura.

Configurações de Visualização de Arquivos

Essas configurações são referentes a visualização de arquivos de Documentos no GED e de campos do tipo Arquivo no GED, Formulários e em Processos.

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  • Visualizador padrão de arquivos: Nesta opção, será possível escolher se deseja que a visualização de arquivos em Documentos, Formulários ou Processos seja realizada por meio do Visualizador Universal ou do Visualizador PDF. Por padrão a opção selecionada será o Visualizador Universal. Quando escolher o Visualizador PDF, em vez de abrir o Visualizador Universal, será aberta uma nova aba com o Visualizador PDF.
  • Visualizador Padrão no módulo de Documentos: Nesta opção, será possível escolher se o Visualizador Universal ou o Visualizador PDF será o visualizador padrão ao abrir documentos no GED. Por padrão a opção selecionada será o Visualizador Universal.
  • Abrir Visualizador Universal em nova aba: Ao selecionar Sim, quando o usuário clica para visualizar um documento pelo Visualizador Universal, ele é aberto em uma nova aba do navegador. Quando selecionado Não, o documento aparece em uma pop-up na mesma aba.
Atenção

O Visualizador PDF permite a exibição de somente um arquivo por vez. Portanto, se você optar por utilizar essa opção e tentar abrir Documentos com dois arquivos, somente o primeiro arquivo de cada documento será visível na aba Visualizador. Assim, outros arquivos do documento poderão ser visualizados na aba Dados.

Configurações da IA de Tradução de Arquivos

O Fusion Platform oferece uma maneira rápida e eficiente de traduzir arquivos utilizando inteligência artificial. Ao selecionar a caixa de seleção, os campos ficarão disponíveis para serem preenchidos.

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Atenção

As informações apresentadas a seguir precisam ser configuradas na conta do Azure, um serviço pago da Microsoft. Os campos do Fusion servem apenas para estabelecer a comunicação entre o Fusion e o serviço do Azure. É importante assegurar que todas as configurações na conta do Azure estejam corretas para garantir a integração adequada e o funcionamento eficiente da tradução de arquivos por inteligência artificial no Fusion.

Para mais informações sobre como realizar as configurações necessárias para a integração do Azure com o Fusion Platform, acesse nosso guia:

Além disso, para que os usuários necessários tenham acesso a essa funcionalidade ao utilizarem o Visualizador PDF, é necessário adicionar esses usuários com permissão para acessá-la. Isso deve ser feito no menu Funcionalidades, disponível em Administração > Sistema > Funcionalidades. Apenas os usuários adicionados terão acesso à funcionalidade.

Para obter mais detalhes sobre o gerenciamento de funcionalidades e permissões, consulte:

  • Habilitado: Ao selecionar Sim, você ativará a tradução de arquivos no Fusion utilizando inteligência artificial. Se optar por Não, as informações preenchidas nos campos abaixo serão mantidas, mas o Fusion não realizará as traduções de arquivos.
  • URL do serviço Storage Azure: Informe a URL do serviço de nuvem da Azure. Essa URL pode ser encontrada ao gerar um token de acesso compartilhado do contêiner criado para utilização do Fusion na Azure.
  • Assinatura SAS Container Azure: É necessário inserir a senha do diretório de conexão da nuvem, que é o token gerado na opção de Token SAS do blob apresentado em tokens de acesso compartilhado.
  • URL Endpoint do serviço de tradução: É necessário inserir a URL apresentada no campo Document Translation da Azure.
  • Chave do serviço de tradução: É necessário inserir a senha de conexão do serviço de tradução. Trata-se de uma das chaves de API encontradas em Gerenciamento de Recursos, nas configurações do Azure.

Após realizar o cadastro das informações no Fusion, o sistema estará pronto para traduzir os arquivos. Caso a função apresente algum erro ou não apareça habilitada para utilização no Visualizador PDF, é importante conferir estes parâmetros em sua conta da Azure e verificar se está sendo usado um plano pago tanto para a conta Azure quanto para o recurso de tradução.

Configurações do Chatbot de IA

Nesta seção, explicaremos como configurar o Chatbot, uma funcionalidade de inteligência artificial integrada ao Fusion Platform. Com o Chatbot, os usuários podem interagir de forma automatizada, obtendo respostas rápidas e relevantes para dúvidas relacionadas aos documentos visualizados. Ao selecionar a caixa de seleção, os campos ficarão disponíveis para serem preenchidos.

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Assim que as configurações do Chatbot forem realizadas nas configurações de sistema, a funcionalidade de chatbot com inteligência artificial ficará disponível para todos os usuários do Fusion Platform.

  • Nome do Chatbot: Neste campo, é possível definir o nome personalizado para o Chatbot. Por padrão, o nome vem como Fusion AI Assistant, mas pode ser alterado conforme a preferência do usuário. O nome inserido será utilizado em todas as interfaces e interações relacionadas ao Chatbot. O campo possui um limite de 35 caracteres e é de preenchimento obrigatório, garantindo que sempre haja um nome definido para o Chatbot.
  • Habilitado: Ao selecionar Sim você ativará o Chatbot no Fusion. Se Não for selecionado, as configurações inseridas serão mantidas, mas o Fusion não se comunicará com o chatbot.
  • Chave de acesso API OpenAI: Informe a chave de acesso para a API da OpenAI. Para integrar a OpenAI com o Fusion, é necessário gerar a chave de acesso na própria plataforma da OpenAI. Este campo só ficará disponivel quando a opção Habilitado estiver marcada como Sim.
Atenção

Para utilizar o serviço da OpenAI integrado ao Fusion, é necessário configurar o servidor onde a plataforma está instalada e realizar o download de uma aplicação específica. Essa aplicação é essencial para garantir a comunicação adequada entre o Fusion e a OpenAI.

Para mais informações sobre como realizar as configurações necessárias para a integração da OpenAI com o Fusion Platform, acesse nosso guia:

Além disso, para que os usuários necessários tenham acesso a essa funcionalidade ao utilizarem o Visualizador PDF, é necessário adicionar esses usuários com permissão para acessá-la. Isso deve ser feito no menu Funcionalidades, disponível em Administração > Sistema > Funcionalidades. Apenas os usuários adicionados terão acesso à funcionalidade.

Para obter mais detalhes sobre o gerenciamento de funcionalidades e permissões, consulte:

Nota

A OpenAI é uma plataforma paga que exige a adição de saldo na sua conta para o funcionamento do chatbot. Os campos de configuração no Fusion servem apenas para estabelecer a comunicação com o serviço da OpenAI.

Após preencher todas as informações no Fusion, o sistema estará pronto para utilizar o Chatbot.

Conversor de Arquivos

Configurações pertinentes ao conversor de arquivos.

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Atenção

A tela de Conversor de Arquivos, vai ser como a imagem acima apenas se Distribuído estiver como Não. Se estiver como Sim, a tela de Conversor de Arquivos ficará como a imagem a seguir:

16s

  • Distribuído: Selecione Sim para permitir que o Conversor e o Fusion sejam ferramentas utilizadas separadamente. Dessa forma, o ambiente Fusion não será responsável pela conversão dos documentos, e sim um conversor externo ao ambiente, poupando recursos alocados especificamente para o Fusion e melhorando a performance. Ao selecionar Não, apenas um computador poderá realizar a conversão. Para saber mais sobre como configurar servidores distribuídos, acesse o Guia de Configuração - Conversor de Documentos Distribuído
  • Utilizar Microsoft Office: Selecione Sim para utilizar o Microsoft Office como software padrão para abertura de arquivos em formato .doc e .docx. Selecionando Não o sistema utilizará o LibreOffice para abertura desses arquivos.
  • Threads para conversão: Informe quantas conversões serão realizadas em paralelo. Por exemplo, se estiverem reservadas apenas 2 threads para conversão e 3 pessoas tentarem realizar a conversão de um arquivo ao mesmo tempo, a terceira pessoa ficará em uma fila de espera até que uma das conversões anteriores termine. Este é um campo obrigatório, mas caso nenhum valor seja informado, o sistema realizará a conversão de 2 arquivos por vez.
Nota

O valor informado no campo Threads para conversão refere-se apenas a arquivos que serão convertidos, sendo assim, arquivos que já foram abertos anteriormente e já se encontram previamente convertidos na pasta para cache não utilizaram nenhuma thread, pois não haverá arquivo a ser convertido.

Atenção

Inserir um valor muito alto no campo Threads para conversão em um ambiente pode impactar negativamente na performance geral do sistema. Threads são unidades de execução leves que compartilham recursos como memória e CPU. Quando há uma quantidade muito grande de threads sendo utilizada simultaneamente, pode ocorrer competição excessiva por recursos, resultando em congestionamento e diminuição da eficiência. É essencial monitorar e gerenciar adequadamente o número de threads para otimizar o desempenho do ambiente.

  • Pasta para cache: Para não precisar realizar uma conversão toda vez que um arquivo for visualizado, o Fusion guarda esses documentos convertidos em uma pasta no servidor. Neste campo, informe o caminho da pasta para armazenamento do cache.
  • Linha de comando do conversor de PDF p/ Imagem: Informe o caminho da pasta no servidor onde está instalado GhostScript, apontando ao arquivo executável.
  • Caminho do LibreOffice: Informe o caminho da pasta no servidor onde está localizado o LibreOffice, apontando ao arquivo executável.
  • Adapter de Customização: Insira a customização que desejar.
  • Qualidade em DPI da visualização de arquivos: Essa opção permite que o usuário defina a resolução a qual os arquivos devem ser exibidos. Além de poder escolher a resolução de 100 a 150 DPIs, também é possível selecionar a opção Automática

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Essa configuração possiblitará o cálculo automático dos DPIs para cada arquivo baseado na sua largura e será aplicado a todos os arquivos do sistema (aos já publicados e aos novos), visando sempre a visualização com melhor qualidade.

Atenção

O aumento de DPIs, mesmo que automaticamente, melhora consideravalmente a qualidade de visualização das informações contidas nos arquivos, entretanto, vale ressaltar que nesse caso o tempo de carregamento para visualização nos visualizadores disponíveis no Fusion também pode aumentar. Isso porque a qualidade ficará maior e o arquivo consumirá mais espaço no servidor.

  • Habilitar OCR em Arquivos: Selecione Sim para habilitar a pesquisa por imagem dentro de documentos, possibilitando pesquisas por termos nos arquivos inseridos. Selecionando Não nenhuma pesquisa poderá ser realizada.
  • OCR Distribuído: Selecione Sim para desvincular o OCR do Conversor de Arquivos, tornando-o independente. Com esta opção, será possível distribuí-lo, deixando-o fora do Fusion. Selecionando Não o OCR será vinculado a plataforma.
Nota

Sempre que a conversão de arquivos for realizada por meio de um Conversor Distribuído, o OCR também será vinculado ao conversor e não a plataforma.

Configurações de Cópia Controlada

A impressão de cópia controlada foi criada para realizar o controle dos documentos que estão sendo impressos. Existem duas maneiras de configurar a cópia controlada: no sistema e no tipo de documento. É importante compreender que a configuração de cópia controlada em Sistema é geral em todo Fusion, ou seja, para cópia de todos os tipos de documentos. Entretanto, é possível customizar a cópia controlada diretamente no tipo de documento desejado.

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  • Tipo de Cópia: Você pode escolher entre Cópia Controlada ou Cópia Não Controlada. Selecione Ambos para que o usuário possa escolher se a cópia é controlada ou não no momento em que ela for gerada.
  • Texto da Cópia Controlada: Neste campo é possível definir a mensagem da marca d'água que será exibida na cópia controlada. O campo vem com o valor pré-definido com "controlledCopyToAdresseeIn", onde exibe a mensagem traduzida "Cópia Controlada".
Nota

Podem ser utilizados na marca d'água campos da cópia controlada ou também do documento. Caso o campo seja relacionado diretamente com a cópia controlada, apenas utilize $campo.
Por exemplo: Inserindo $sender, a marca d'água vai exibir o nome do usuário que emitiu a cópia controlada.

Caso a informação utilizada no texto da cópia controlada seja do documento, insira $document.campo.
Por exemplo: Insira $document.creator.fullName para exibir na marca d'água o nome do usuário que criou o documento. Caso seja necessário informar a data da emissão da cópia controlada, insira #now.

  • Tipo de Emissão: Especifique como o usuário poderá gerar a cópia controlada Impresso, Digital ou Ambos.
  • Presença do Protocolo: Se marcar como Permitir, então antes das páginas referentes a cópia, virá uma página com informações pertinentes aquele documento.
  • Orientação Texto Cópia Controlada: Defina em qual posição da página virá escrito o texto da cópia controlada. As opções são: Topo, Base, Diagonal, Esquerda ou Direita.
Dica

Para saber mais sobre customização de cópia controlada em tipo de documento, clique aqui.

Após concluir, clique em Ok.

Configurações do FusionBOX

Aqui os usuários podem habilitar ou desabilitar o bloqueio de cópia de conteúdo e configurar quais formatos de arquivo podem ser abertos. Essas opções garantem a proteção dos dados e permitem um acesso mais personalizado.

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  • Habilitar bloqueio de cópia de conteúdo nos arquivos: Neste campo, selecione Sim ou Não para habilitar ou desabilitar o bloqueio de cópia de conteúdo. A opção Sim está pré-selecionada por padrão. Ao selecionar "Não", você desativará essa configuração. Isso significa que, ao abrir arquivos que não possuem permissão de cópia (definida no formulário ou nas permissões do documento), as ações de cópia do Windows, como (Ctrl+C e Print Screen), não serão mais restringidas pelo FusionBOX.
Nota

É essencial destacar que o FusionBOX tem a capacidade de bloquear a "ferramenta de captura" do Windows. Isso ocorre quando a opção Habilitar bloqueio de cópia de conteúdo de arquivos está marcada como Sim, permitindo que o FusionBOX limpe a área de transferência do Windows e desative essa ferramenta de captura.

  • Extensões de arquivo habilitadas para abertura pelo FusionBOX: Este campo é opcional e, por padrão, aparece vazio. Nele, o usuário pode especificar os formatos de arquivo que deseja abrir a partir do GED ou do módulo de processos em seus computadores, utilizando o FusionBOX. Os sufixos dos tipos de arquivo devem ser inseridos, separados por ponto e vírgula. Por exemplo: “EML;MSG;TXT
Nota

É importante ressaltar que os formatos Office e JT já são suportados nativamente pelo FusionBOX; portanto, não é necessário incluí-los neste campo.

Armazenamento

Configurações pertinentes ao armazenamento.

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  • Pasta de arquivos do Fusion: Informe o caminho para pasta de arquivos do Fusion.
  • Pasta para indexador: Informe o caminho da pasta para indexador.

Configurações do Indexador

Para que os usuários do Fusion possam encontrar arquivos, documentos, formulários e processos em suas pesquisas, é necessário que seja realizada a atualização de índices. Com isso, os índices armazenam o conteúdo para que estes possam ser encontrados nas pesquisas. Também é necessário que seja atualizada a indexação para otimizar e reorganizar estes índices.

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  • Habilitado: Selecione Sim para habilitar que o Fusion indexe automaticamente o conteúdo quando os Documentos forem publicados/editados e os Processos e Tarefas forem executados. Escolhendo a opção Não, o indexador é desabilitado, com isso, nenhuma indexação poderá ser realizada, sendo ela automática ou manual.
  • Horário de Otimização dos Índices: Informe o horário que o servidor deverá otimizar a indexação de Documentos, Processos e Tarefas.
Nota

As indexações serão realizadas a cada 1 minuto e em lote, sendo que o processo de indexação é ativo. Portanto, ao selecionar Sim no campo Habilitado a indexação de Documentos ocorrerá no momento de sua publicação/edição e o de Processos e Tarefas ocorrerá no momento de sua execução.

Configurações de limite de inatividade de sessão

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  • Limite padrão web (em minutos): Informe o tempo máximo, em minutos, que o usuário poderá ficar inativo sem que sua sessão seja encerrada ao utilizar o Fusion pela web.
  • Limite padrão mobile (em minutos): Informe o tempo máximo, em minutos, que o usuário poderá ficar inativo sem que a licença utilizada por ele seja liberada ao usar o Fusion via mobile.

Por padrão, os campos acima vem preenchidos com o valor de 15 para web e 5 para mobile.

Atenção

Observe que o campo Limite padrão web desconectará o usuário do sistema sempre que a inatividade atingir o limite estipulado. Enquanto no campo Limite padrão mobile, o usuário não será desconectado no mobile, porém, a licença utilizada por ele será liberada, permitindo que outro usuário a utilize.

Portanto, assim que o aplicativo fica em foco, ele retoma o consumo da licença automaticamente, sem a necessidade de um novo login.

  • Permitir alteração do limite pelos usuários: onde será disponibilizado as opções de Sim, caso o usuário possa alterar o limite do seu timeout ou Não, caso ele não possa.
Nota

Lembrando que quando a opção Não for selecionada, todos os usuários do sistema devem seguir com o limite padrão definido aqui.

Configurações Gerais

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  • Número de registros por página do GRID: Insira um número máximo de itens de pesquisa que serão exibidos ao usuário na mesma página. Por exemplo: Ao consultar ou pesquisar, os resultados serão exibidos na tela, se surgirem 100 resultados, o usuário poderá optar em visualizar 10 resultados por página.
  • Número de registros no Auto-Complete: Insira um número máximo de itens que serão exibidos ao usuário em um campo que seja Auto-Complete.
  • Opção padrão de busca na barra superior: Informe qual a opção padrão que deseja para a busca do sistema, optando entre Documentos ou Processos.

Configurações de Integração com RPA

Aqui o usuário poderá ativar a integração do Fusion com uma solução RPA, permitindo a automação de processos. Com essa integração, robôs de software serão capazes de realizar tarefas como extração de dados de outras plataformas, preenchimento automático de formulários e execução de outras atividades repetitivas, otimizando o fluxo de trabalho e aumentando a eficiência.

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Nota

Para realizar a integração, é necessário que o usuário tenha um cadastro na Roboteasy, incluindo login e senha. O endereço do ambiente disponibilizado pela Roboteasy também é imprescindível. Atualmente, o Fusion suporta integração com o RPA exclusivamente por meio da plataforma Roboteasy.

  • Habilitado: Neste campo, selecione Sim para realizar a integração do Fusion com o RPA. A opção Não está pré-selecionada por padrão. Portanto se não for alterada, a integração não será realizada e os processos continuarão a ser executados manualmente.
  • Ambiente do RPA (RobotEasy) Neste campo, deverá ser informado a URL do ambiente onde os robôs RPA estão configurados. Este endereço é necessário para garantir que a integração entre Fusion e os robôs seja estabelecida corretamente.
  • Login: Neste campo, o usuário precisa fornecer um nome de usuário que permita autenticação no sistema onde os robôs estão rodando. O login é necessário para garantir que a comunicação entre o Fusion e o sistema de RPA seja segura e que apenas usuários autorizados possam configurar ou executar as automações.
  • Senha: Neste campo, é preciso informar a senha correspondente ao login fornecido no campo anterior. A senha complementa o processo de autenticação.

Configurações de Estilo

É possível alterar a identidade visual do Fusion ao realizar troca de cores e imagens de acordo com o desejado. Com essa funcionalidade alguns itens podem ser alterados, sendo eles:

  • Imagem ou cor de fundo da tela de login.
  • Cor e Opacidade do fundo da seção de Login.
  • Cores relacionadas ao menu superior e componente de pesquisa.
  • Cores relacionadas ao menu lateral e seus respectivos submenus.

Para realizar a customização visual é necessário acessar as configurações do Sistema.

Atenção

É necessário possuir permissão de administrador geral para obter acesso as configurações do Sistema.

Dentro de Configurações do Sistema, na seção de Configurações de Estilo os seguintes campos ficarão disponíveis:

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Atenção

Os campos se nunca configurados, estarão todos vazios, sendo assim o padrão do sistema, ou seja após customizar para restaurar o padrão, basta apagar as configurações realizadas.

Nessa seção de configuração encontram-se opções para edição de cores e imagens.

Imagens de Logotipo

Inicialmente estão três campos que podem ser carregadas imagens (.jpg, .jpeg, .png ou gif). Estes campos são:

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  • Logotipo da Empresa: Selecione uma imagem para ser inserida na seção de Login.

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Nota

Esta imagem também aparecerá na parte superior dos relatórios do analytics.

  • Logotipo Superior: Selecione uma imagem para ser inserida no canto superior esquerdo da tela do seu ambiente.

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Em seguida estão configurações referentes as cores e imagens da tela de login, menu superior e menu lateral.

Atenção

As cores podem ser selecionadas a partir da opção escolhida ao clicar no quadrado ao lado do campo:

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Assim ficará disponível uma paleta de cores para facilitar a escolha do usuário.

Após selecionar a cor desejada, a referência hexadecimal da cor será preenchida no campo:

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Imagem e Cores da Tela de Login

É possível alterar as seguintes configurações da tela de Login:

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  • Imagem de fundo da tela de Login: Selecione uma imagem para ser inserida como fundo da tela de Login. (1)
  • Cor de fundo da tela de Login: Informe uma cor para o fundo da tela de Login. (1)
  • Cor de fundo da seção de Login: Informe uma cor para o fundo da seção de Login. (2)
  • Opacidade do fundo da seção de Login: Informe um número entre 0 e 100, para definir a porcentagem de opacidade. (3)

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Cores do Menu Superior

É possível alterar as seguintes configurações do menu superior:

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  • Cor de fundo do menu superior: Informe uma cor para o fundo do menu superior. (4)
  • Cor de fundo do componente de pesquisa do menu superior: Informe uma cor para fundo do componente de pesquisa do menu superior. (5)
  • Cor de destaque do componente de pesquisa do menu superior: Informe uma cor para o destaque do componente de pesquisa do menu superior. (8)
  • Cor da fonte do componente de pesquisa do menu superior: Informe uma cor para a fonte do componente de pesquisa do menu superior. (6)
  • Cor da borda do componente de pesquisa do menu superior: Informe uma cor para a borda do componente de pesquisa do menu superior. (7)

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Cores do Menu Lateral

É possível alterar as seguintes configurações do menu lateral:

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  • Cor de fundo do menu lateral: Informe uma cor para o fundo do menu lateral. (9)
  • Cor de fundo do submenu lateral: Informe uma cor para o fundo do submenu lateral. (10)
  • Cor da fonte e ícone do menu e submenu lateral: Informe uma cor para fonte e ícone do menu e submenu lateral. (11)
  • Cor das bordas do menu lateral: Informe uma cor para as bordas do menu lateral. (12)
  • Cor de fundo do destaque no menu lateral: Informe uma cor de fundo para o destaque do menu lateral. (13)
  • Cor da fonte e ícone do destaque no menu lateral: Informe uma cor para cor da fonte e ícone de destaque no menu lateral. (14)

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Após finalizar a configuração de customização de cores, basta clicar em Ok.

Configurações de Digitalização

Configurações pertinentes a Digitalização.

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  • Exibir Interface do Scanner: A interface de Scanner do Fusion possui ferramentas para personalizar a digitalização. Selecione Sim para exibir a interface do Scanner. Ao selecionar Não, a interface não é exibida, neste caso as configurações padrões do Scanner podem ser configuradas nos próximos itens.
  • Preto e Branco: Selecione Sim para escanear arquivos e fotos somente em preto e branco.
  • Resolução (DPI): Defina o tamanho máximo em pixels por polegadas.
  • Alimentação Automática: Selecione Sim para habilitar que a impressora puxe as folhas automaticamente para escanear. Caso seja escolhido a opção Não será necessário colocar as folhas manualmente.
  • Frente e Verso: Selecione Sim para o escaneamento ser em frente e verso.
  • Formato de Digitalização: Nesse campo selecione o formato em que os arquivos digitalizados serão salvos. Esse campo vem preenchido com a opção Padrão, se mantida dessa forma o arquivo digitalizado será salvo no formato padrão configurado na própria impressora ou scanner. Se a opção PDF for selecionada o arquivo será digitalizado e convertido automaticamente para PDF antes de ser adicionado ao sistema.

Adapter de Customização Central de Tarefas

Insira a classe Java de customização desejada para Central de Tarefas, o botão ao lado do campo é utilizado para analisar dependências do Adapter inserido.

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Área de Trabalho Padrão

Configuração pertinente a área de trabalho padrão.

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Insira a URL do Fusion que deve ser exibida sempre que a área de trabalho for acessada. Com isso, ao acessar o Fusion, será encaminhado diretamente à página inserida neste campo. Por exemplo, inserindo a URL da Central de Tarefas (http://servidor:porta/fusion/appfusion/app/modules/bpm/task/central), ao acessar o sistema ou clicar em início, será encaminhado diretamente para a própria Central de Tarefas.

É possível, ainda, utilizar a palavra chave ${baseUrl} para definir a URL base do ambiente, e dessa forma não precisa inserir o servidor e a porta.

Por exemplo: ${baseUrl}/appfusion/app/modules/bpm/task/central)

Configuração de Integração com o Grafana

Para utilizar o "Dashboard by Grafana", é necessário realizar configurações tanto na plataforma Grafana quanto no Fusion. Essas configurações garantem que os dados dos seus processos sejam exibidos de forma clara e organizada, permitindo análises eficientes e tomadas de decisão baseadas em dados em tempo real.

Importante

Para mais informações sobre a plataforma e como configurá-la, consulte a nossa FAQ de como realizar a configuração do Grafana: Como realizar a configuração para utilizar a função Dashboard by Grafana no Analytics.

As configurações necessárias no Fusion devem ser feitas no menu Sistema. Para isso, é necessário habilitar a opção Configurações de integração com o Grafana e configurá-la, inserindo as informações requeridas nos campos abaixo.

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  • Habilitado: É necessário selecionar Sim para que a dashboard esteja disponível para uso. Vale destacar que, mesmo que a opção não esteja habilitada, ela ainda aparecerá na seção Analytics, mas não poderá ser utilizada.
  • Porta: Defina a porta que será utilizada para a comunicação.
  • Endereço: Insira o endereço IP onde o Grafana foi instalado, no formato de uma URL (por exemplo: http://IP)

Com a integração devidamente configurada, você poderá explorar o potencial do Dashboard by Grafana para monitorar e analisar seus processos em tempo real. Essa funcionalidade aprimora a tomada de decisões, fornecendo insights valiosos e visualizações interativas.

URL Websocket

Permite configurar a URL padrão de conexão do websocket do Fusion, com isto o Fusion poderá trabalhar em uma URL e o websocket em outra.

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Histórico

Para um usuário administrador visualizar as alterações realizadas no sistema é possível acessar em Administração > Configurações do Sistema. Na tela de configurações do Sistema possui um botão de Histórico que exibe as edições realizadas nas configurações do sistema:

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O histórico de edições das configurações do sistema é exibido com os parâmetros de:

  • Usuário: Exibirá o nome do usuário que realizou a alteração.
  • Data: Exibirá a data de alteração em formato reduzido juntamente com a hora.
  • IP: Exibirá o IP da máquina utilizada para realização da alteração.
  • Campo: Refere-se ao campo que foi alterado ou habilitado.
  • Valor Anterior: Exibirá os valores antigos após sofrerem edições, ou seja se o campo passar de desabilitado para habilitado, essa coluna ficará sem valor.
  • Novo Valor: Exibirá o valor atual do campo, ou caso seja desabilitado ou removido haverá uma informação a respeito.

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