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Version: 3.20.4

Introdução ao Analytics

O módulo Analytics do Fusion Platform refere-se ao processo de seleção, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados originados de dados dos sistemas de informação da empresa. Este volume de dados é transformado em informações significativas que apoiarão à tomada de decisões alinhadas com a estratégia de negócio da empresa. Para compreender como é realizada a seleção, organização e análise de dados, visualize a imagem abaixo:

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Entenda as fases de processamento dos dados:

  1. Dados extraídos do banco (OLTP): Sistemas OLTP buscam grupos de registros e apresentam aos usuários finais. Estes sistemas normalmente usam banco de dados relacionais com tabelas de dados contendo transações individuais associadas a tabelas de metadados que armazenam dados de clientes e detalhes dos produtos. Este modelo tradicional de banco de dados possui muitas limitações no que se refere a questões mais complexas. Ele se caracteriza pela alta taxa de atualização, grandes volumes de dados e acessos pontuais, ou seja, pesquisas cujo resultado seja de pequeno volume (até milhares de linhas, mas preferencialmente menos).
  2. Date Warehouse: É responsável por extrair informações das tabelas e enviar as informações ao cubo em determinados períodos de tempo. É no Date Warehouse onde são extraídos os dados, transformados e carregados de acordo com processos específicos. Os dados são organizados em diferentes níveis ou camadas e preparados para facilitar consultas, relatórios e análises.
  3. Cubo (OLAP): Um cubo é uma estrutura composta de dimensões e de uma tabela fato. As dimensões representam os eixos do cubo e correspondem e atributos do domínio analisado. A Tabela Fato é constituída de dados de uma tabela de fatos coletados dentro do domínio analisado. As medidas são relacionadas às dimensões. A visão multidimensional é mais útil para os analistas do que a visão tabular tradicional utilizada nos sistemas de processamento de transação. Ela é mais natural, fácil e intuitiva, permitindo uma visão das informações em diferentes perspectivas. Isso auxilia efetivamente o tomador de decisão, pois ele pode verificar tendências nos dados, utilizando dados resumidos, trocando as dimensões de lugar e navegando através de suas hierarquias. Dessa forma, os usuários podem testar suas hipóteses e pensar sobre questões que não haviam ainda sido levadas em consideração.
  4. Usuário Final: Concluída a criação de um cubo OLAP é chego ao objetivo final que é acessar as informações em tempo real possibilitando então monitorar as operações da empresa e tomar decisões embasadas em indicadores estrategicamente estabelecidos, agilizando então a reação da empresa às oscilações do mercado, bem como monitorar seus processos internos e tomar ações preventivas sempre que os indicadores mostrarem que uma intervenção deve ser feita. Para isso o Analytics oferece recursos visuais para percepção mais clara e fácil do andamento da empresa. Para entendimento do Analytics é necessário entender o funcionamento dos dados inclusos em um cubo. Para exemplificar, a seguinte imagem pode ser considerada:

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  1. Tabela Principal: Também conhecida como Tabela de Fatos, é nela onde devem ser incluídas todas as colunas e todos os campos que vão representar a estrutura de dados e que serão filtradas e posteriormente exibidas em gráficos e relatórios.
  2. Dimensões: As dimensões representam os eixos do cubo e correspondem a atributos do domínio analisado. A tabela fato é constituída de dados de uma tabela de fatos coletados dentro do domínio analisado. Para compreender uma dimensão, compare com a dimensão básicas de um cubo comum, com largura, altura ou profundidade.
  3. Hierarquias: Hierarquia é uma estrutura em forma de árvores ordenada por níveis para agregação dos dados de uma dimensão.
  4. Níveis: É uma posição da Hierarquia, sendo o primeiro nível o que contém o maior detalhe sobre uma dimensão. Por exemplo: em uma dimensão Data, existem os níveis Ano, Mês e Dia, sendo que a ordem define a hierarquia. Para entender melhor: se Ano receber ordem de exibição 10, Mês receber ordem de exibição 20 e Dia receber ordem de exibição 30, o Fusion entenderá que o Ano possui o Mês que por sua vez, possui o Dia.

Para acessar as ferramentas disponíveis no módulo Analytics, clique em Analytics.

Atenção

Neste módulo você poderá acessar apenas a Central de Analytics caso seja um usuário participante do módulo. Porém se você for administrador, terá disponível a opção Configurar que contém a configuração de Data Warehouse, Esquemas, Cubos, Visões, Relatórios e Servidores OLAP:

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