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Version: 3.20.2

Central de Auditorias

A Central de Auditorias servirá como concentração de informações pertinentes ao usuário administrador de sistema, para que este fique ciente de informações gerais a respeito dos demais usuários e alterações de itens, tais como:

  • Acesso de Usuários
  • Cadastros dos Usuários
  • Cadastros de Grupos
  • Cadastros de Papéis
  • Configurações do Sistema
  • Documentos
  • Modelos de Processos
  • Cadastros de Formulários
  • Registros de Formulários

Para acessar a Central de Auditorias, acesse Administração > Central de Auditorias:

1

Ao acessar, a seguinte tela ficará disponível:

2

Para realizar uma consulta na Central de Auditorias é necessário primeiramente selecionar a trilha de auditoria, dentre as opções apresentadas na tela abaixo:

3

Atenção

Ao realizar uma consulta, uma listagem com o resultado poderá ser apresentada. Nela é possível ordenar no formato crescente ou decrescente clicando na setinha que fica alinhada ao título da coluna.

Atenção

Para todas as trilhas de auditoria, em situações onde alguma informação dos registros tenha sido alterada fora do sistema, via banco de dados por exemplo, um aviso é exibido identificando que as informações não estão integras.

77

Caso as informações de registro tenham sido alteradas também, elas ficarão em destaque, demonstrando que houve adulteração.

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Nota

Em caso de registros de campos do tipo arquivo, apenas o nome do arquivo é representado na aba de valores.

Nota

Campos E-forms do tipo Selecionável Não, tem seus campos populados individualmente direto na lista, como se fossem campos do próprio formulário pai.

Nota

Campos E-forms do tipo Selecionável Sim serão populados em apenas uma linha, com os registros inseridos em formato de lista.

Atenção

Ações realizadas pelo sistema como em integrações e adapters, o autor é identificado como sendo o Sistema.

Acesso de Usuários

Ao selecionar a opção Acesso de Usuários, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

4

Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

5

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

6

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

7

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

8

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

9

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo para o qual deseja-se realizar a consulta:

10

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

11

E por fim é possível escolher quais dispositivos gostaria de obter informações, sendo as indicadas na imagem as opções disponíveis:

12

Após finalizar a configuração da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo:

13

Então serão listadas as informações com Data, Autor, Endereço de IP, Dispositivo e Ação.

Para limpar a consulta, clique em Limpar.

Cadastro de Usuários

Ao selecionar a opção Cadastros de Usuários, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

14

Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

15

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

16

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

17

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

18

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

19

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da ação cuja consulta está sendo configurada:

20

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Caso deseje que sejam listadas ações realizadas pelo sistema, a seguinte opção deve permanecer marcada:

21

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

22

Em seguida informe o usuário, papel ou grupo dos quais deseja ter informação sobre inclusão, exclusão ou edição:

23

Determine de quais ações quer tomar conhecimento: criação, edição, ativado ou inativado:

24

Ou informe algum termo para as características do usuário. Para isso vá em selecionar campo:

25

Então informações pertinentes ao usuário ficarão disponíveis para escolha:

26

Após escolher um campo informe quais termos o campo deve conter:

27

Após finalizar a configuração da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo:

28

Então serão listadas as informações com Data, Autor, Endereço de IP, Usuário e Ação.

Para limpar a consulta, clique em Limpar.

Cadastros de Grupos

Ao selecionar a opção Cadastros de Grupos, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

111

Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

112

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

113

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

114

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

115

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

116

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da ação cuja consulta está sendo configurada:

117

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

118

Em seguida informe o grupo o qual deseja ter informações:

119

Determine de quais ações quer tomar conhecimento: criação, edição e/ou exclusão:

120

Após finalizar as configurações da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo:

121

Cadastros de Papéis

Ao selecionar a opção Cadastros de Papéis, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

122

Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

123

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

124

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

125

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

126

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

127

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da ação cuja consulta está sendo configurada:

128

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

129

Em seguida informe o papel o qual deseja ter informações:

130

Determine de quais ações quer tomar conhecimento: criação, edição e/ou exclusão:

131

Após finalizar as configurações da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo:

132

Configurações do Sistema

Ao selecionar a opção Configurações do Sistema, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

29

Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

30

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

31

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

32

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

33

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

34

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da alteração de configuração do sistema que está sendo configurada a consulta:

35

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Caso deseje que sejam listadas ações realizadas pelo sistema, a seguinte opção deve permanecer marcada:

36

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

37

Ou informe algum termo para as características do sistema. Para isso vá em selecionar campo:

38

Então informações pertinentes ao sistema ficarão disponíveis para escolha:

39

Após escolher um campo informe quais termos o campo deve conter:

40

Após finalizar a configuração da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo:

41

Então serão listadas as informações com Data, Autor e Endereço de IP.

Para limpar a consulta, clique em Limpar.

Documentos

Ao selecionar a opção Cadastro de Formulários, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

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Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

97

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

98

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

99

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

100

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

101

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da ação cuja consulta está sendo configurada:

102

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

103

Selecione o tipo de documento para auditoria:

104

Se desejar informe o título do documento para auditoria:

105

Determine de quais ações você deseja identificar para afunilar a consulta de auditoria, podendo optar entre Criado, Editado, Excluído e Restaurado.

106

Após finalizar a configuração da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo.

Ao passar o mouse sobre as informações da consulta, elas tomam a forma de link e permitem que você clique para abrir uma janela com a timeline do documento.

107

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Modelos de Processos

Ao selecionar a opção Modelos de Processos, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

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Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

46

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

47

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

48

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

49

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

50

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da ação cuja consulta está sendo configurada:

51

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

52

Em seguida informe ou selecione um modelo de processo sobre o qual deseja ter informações.

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Após selecionar o modelo de processo, o campo Versão é habilitado e nele você pode especificar uma das versões do processo para realizar a consulta, ou pode manter a opção Todas as versões, que vem selecionada por padrão.

54

Por fim, você pode selecionar algumas ações relacionadas ao modelo do processo, para afunilar sua consulta.

55

Após finalizar a configuração da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo, exibindo data, autor, endereço de IP, modelo de processo, versão e ação. Para limpar a consulta clique em Limpar.

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Ao passar o mouse sobre as informações da consulta, elas tomam a forma de link e permitem que você clique para abrir um modal com informações detalhadas sobre os componentes daquele registro.

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Ainda, dentro do modal de detalhes do componente é possível navegar nas informações, acessando camadas a dentro, para identificar o que foi alterado ou preenchido.

58

Em Propriedades identificamos as informações referentes a alteração de campos

109

E também é possível acessar a aba de Campos de Formulário

59

É possível auditar não só as propriedades do componente, mas também os campos de formulários que foram vinculados nesse componente.

Nota

Ao utilizar Partes Rápidas ou Ações por E-mail, os campos que forem configurados com preenchimento automático ficam identificados e registrados permitindo a auditoria. Cada campo de uma ação é exibido em uma linha individual de parâmetro/registro.

Nota

A categoria a qual o processo foi armazenado também é uma informação que fica registrada, permitindo a auditoria.

Nota

É possível identificar o caminho daquele campo ou propriedade através da tooltip exibida ao posicionar o mouse no item.

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Atenção

Ao fazer auditoria de componentes contendo regras condicionais, note que quando houver mais de uma regra agrupada pelos operadores E/OU, estes serão representados da seguinte maneira: E = && e OU = ||.

Tanto em cenários com cópia de campos, quanto em cenários com regras condicionais, os campos devem ser indicados pelo símbolo de $, valores são informados entre aspas duplas e opções selecionadas do formulário aparecem entre colchetes, para que possam se diferenciar das demais opções.

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Nota

Em cenários contendo modelos de e-mail, você pode encontrar cada campo de um modelo exibido em uma linha do registro.

Nota

Regras de prevalência são exibidas em uma linha individual de registro, identificando se os valores são Obrigar ou Permitir.

Nota

Ao configurar Propriedades Extras para os componentes de: Propriedades do Processo, Raia, Atividade Usuário, Atividade Manual, Atividade Envio, Atividade Script, Subprocesso e Decisão (Exclusiva, Inclusiva e Paralela). Esses componentes ficarão sinalizados na auditoria como "Editado" e ao passar o mouse sobre as propriedades você pode identificar o caminho de onde aquela alteração veio, nesse caso, Propriedades Extras.

Dessa forma você pode auditar os modelos de processos, identificando quem, quando e qual ação foi feita em detalhes.

Assinatura Eletrônica

Ao auditar um modelo de processo, ficarão disponíveis atividades de usuário ou manual. Ao selecionar uma das duas, na aba Propriedades serão exibidos dois registros para cada campo arquivo que possuir configuração de assinatura eletrônica, sendo eles: I

  1. “Campo Arquivo 1”: Executor assinar, este para quando é desejado que o usuário executor possa, seja obrigado ou não possa assinar.
  2. “Campo Arquivo 2”: Adicionar outros signatários, este para quando o usuário executor, possa, seja obrigado ou não possa adicionar outros signatários

Cadastro de Formulários

Ao selecionar a opção Cadastro de Formulários, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

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Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

80

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

81

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

82

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

83

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

84

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da ação cuja consulta está sendo configurada:

85

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

86

Selecione o formulário que deseja que a criação seja auditada:

87

Determine de quais ações você deseja identificar para afunilar a consulta de auditoria, podendo optar entre Criado, Editado e Excluído.

88

Após finalizar a configuração da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo:

89

Ao passar o mouse sobre as informações da consulta, elas tomam a forma de link e permitem que você clique para abrir um modal com informações detalhadas sobre aquele registro.

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Note que no título dessa tela podemos identificar se o formulário é Dinâmico ou Externo e se a ação que está sendo analisada é de Criação, Edição ou Exclusão.

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Serão exibidos para auditoria as configurações realizadas no formulário, os campos criados, editados e/ou excluídos e as abas criadas, editadas e/ou excluídas.

Ao clicar nos itens listados na modal será possível analisar todos os detalhes sobre o item e as configurações nele realizadas. Para retornar a lista de itens basta clicar no botão com a seta.

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Nota

As propriedades listadas são todas as propriedades configuráveis em cada um dos tipos de campos criados no formulário, no caso de campos de formulário.

Nota

Ao posicionar o mouse sobre as informações das propriedade é possível ver o caminho que leva até aquela configuração, como no exemplo da imagem a seguir, que indica que no campo nomeado como Salário inicial, na área de configurações, na opção de configuração Moeda o valor contido na coluna Novo valor é o atual valor configurado para essa propriedade.

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Atenção

Ao configurar usuários/papéis/grupos nas permissões do formulário, na auditoria dessa informação, uma linha para cara item da permissão é gerada conforme imagem abaixo.

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Note ainda que a dependendo da combinação feita na configuração da permissão o valor registrado em Novo Valor pode mudar, seguindo as seguintes regras:

  1. Permitir habilitado e Negar desabilitado = Permitir
  2. Permitir habilitado e Negar habilitado = Negar
  3. Permitir desabilitado e Negar habilitado = Negar
  4. Permitir desabilitado e Negar desabilitado = Negar
Atenção

A auditoria de cadastro de formulários contempla tanto formulários dinâmicos quanto formulário externos, independente do tipo de fonte de dados.

Registros de Formulários

Ao selecionar a opção Registros de Formulários, os seguintes campos ficarão disponíveis para configuração da consulta:

62

Primeiramente deve-se informar um período de amostragem, por padrão a amostragem sugere a última semana para realizar a consulta.

É possível alterar a data e horário de forma manual digitando ou ao clicar sobre o ícone de calendário ao lado de cada campo de período e selecionando a data e hora:

63

Então ficarão disponíveis o calendário e o campo para hora:

64

Para escolher a data, basta clicar no dia desejado. Para aumentar o período entre outros meses, basta percorrer o botão indicado até o mês desejado:

65

Para escolher o horário desejado, pode-se digitar ao clicar dentro do campo, ou percorrer as setas indicadas até encontrar o horário desejado:

66

Outra maneira de preencher as informações de data e hora é escolher a opção Data e Hora atual, estes realizarão a configuração conforme a data e hora atual do sistema:

67

Após finalizar a configuração, clique em Ok.

Em seguida é necessário informar um usuário, papel ou grupo que seja o autor da ação cuja consulta está sendo configurada:

68

Atenção

Se nenhum usuário, papel ou grupo for selecionado nessa opção, a consulta será aplicada a todos os usuários cadastrados.

Caso deseje que sejam listadas ações realizadas pelo sistema, a seguinte opção deve permanecer marcada:

69

Outra possibilidade de filtragem para a consulta é informar um número específico de IP:

70

Determine de quais ações você deseja identificar para afunilar a consulta de auditoria, podendo optar entre Criado, Editado e Excluído. Além disso você também pode especificar o tipo de formulário, se ele é Dinâmico ou Externo.

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Selecione o formulário que deseja auditar os registros:

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Após selecionar o formulário, fica habilitada a opção para selecionar um campo específico do formulário. Ao clicar para selecionar um campo, um modal com a lista de campos que esse formulário contém é exibido e nele você pode selecionar o campo que deseja.

Ao selecionar um campo fica habilitado a opção para incluir algum termo específico que esse campo pode conter.

73

Após finalizar a configuração da consulta, basta clicar em Consultar e os registros serão listados abaixo:

74

Ao passar o mouse sobre as informações da consulta, elas tomam a forma de link e permitem que você clique para abrir um modal com informações detalhadas sobre aquele registro.

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Dessa forma você pode auditar os registros de formulários, identificando quem, quando e qual ação foi feita em detalhes.

Atenção

Com relação ao Mobile na Central de Auditorias, era possível visualizar que o usuário estava conectado pelo aplicativo mobile, entretanto, haviam momentos que por mais que o usuário estivesse logado, não constava que ele estava online.

Por conta desse comportamento, foi determinado que o mobile é stateless, isso significa que não será realizado auditoria sobre ele, somente quando for realizado o login (conexão) e logout (desconexão) no aplicativo.